A catedral metropolitana de brasília

Páginas: 5 (1114 palavras) Publicado: 5 de julho de 2012
‘Chegando à Catedral, procura-se uma entrada. Dão-se três voltas nela, analisando a fachada. Descobre-se que ela é linda, bonita, encantada. ’
Abraão Batista (Cordel da Catedral)

A Catedral Metropolitana de Brasília constitui um marco na Arquitetura e na Engenharia brasileiras com sua estrutura ousada e singular. Projetada por Oscar Niemeyer no fim dos anos 50, a Catedral foi construída emduas fases: na primeira, foi concluída apenas a estrutura da nave principal e durou seis meses (entre 1959 e 1960); o restante: o espelho d’água, o batistério, o campanário, o interior da nave, os vitrais e a sacristia, foi feito de 1959 a 1970. Na praça de acesso ao templo, estão as quatro esculturas em bronze de três metros de altura representando os evangelistas: João, Marcos, Mateus e Lucas;produzidas em 1968 com o auxílio do escultor Dante Croce. No interior, estão os três anjos suspensos no teto por cabos de aço, criados pelo artista mineiro Alfredo Ceschiatti. Há, ainda, o campanário, que é composto por quatro grandes sinos, doados pela Espanha. (1)
Seu partido arquitetônico valoriza a forma escultural e respeita a escala monumental do sítio, a Esplanada dos Ministérios. Aestrutura é constituída por dezesseis pilares de concreto armado apoiados em dois anéis, também de concreto armado, o superior com 6,8 metros de diâmetro e o inferior com 60 metros de diâmetro. O formato das colunas de secção parabólica imprime leveza às noventa toneladas de concreto, compõe os contrastes tão explorados na obra e forma a figura de duas mãos estendidas ao céu no sentido de súplica.Segundo Le Corbusier, “é inerente ao ser humano buscar formas simples, geométricas, de modo que seja nítido o jogo de luz e sombra sobre as construções e só assim as belas formas não atingidas.” (2) No projeto da Catedral, Niemeyer consegue compor os contrastes da forma contrapondo a simplicidade da planta baixa à complexidade estrutural e volumétrica formadas pelos pilares.
Em “Por umaArquitetura, Le Corbusier enfatiza a importância de três elementos para o arquiteto: o volume, a superfície e a planta. (2)
Pelo volume da Catedral são percebidas as duas linhas do traçado regulador:a horizontal que representa, na superfície do terreno, o diâmetro da base; e a vertical, que marca a monumentalidade dos seus quarenta metros de altura. Para Bachelard, em uma casa, a verticalidade assegura apolaridade entre porão e o sótão, a propor uma oposição entre a racionalidade do teto e a irracionalidade do porão. Essa dualidade é percebida na Catedral ao analisar o 'porão' como a parte mais inferior da Igreja, onde ficam os fiéis, o irracional, em busca de Deus, o sótão, o superior, racional. (4)
A superfície, segundo ele, é o envelope do volume e pode anular ou ampliar a sua sensação. Esseelemento, na Catedral, seria sua fachada de vidro que acompanha as curvas dos pilares. Em sua fase de concepção, Niemeyer achou que a Catedral deveria ser vista, de qualquer lugar do Plano Piloto, sempre com a mesma forma e assim adotou o formato circular sem uma fachada principal. Uma superfície transparente deveria garantir uma forma de composição onde o exterior deixa transparecer o interior, ointerior não é ocultado pelo exterior; onde o indivíduo, contemplando a obra do exterior, não é enganado quanto ao que o espera no interior e vice-versa.(3) Esse princípio não é seguido em sua totalidade pois o volume da Catedral não está no nível no terreno onde se encontra e ao seu redor há um espelho d'água que não permite a livre circulação próximo ao edifício, assim para quem está de fora, ointerior não é revelado, não é visto com clareza. Já para quem está dentro da Igreja, o vidro desempenha várias funções estéticas. Ele mantém a iluminação interior intensa e, por ficar no subsolo, direcionam, junto aos pilares, a visão para o céu, espaço infinito onde os fiéis acreditam estar o Senhor. Os vitrais de Marianne Peretti em tons de azul, verde, branco e marrom inseridos entre os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Catedral Metropolitana
  • Catedral de Brasília
  • CATEDRAL DE BRASILIA
  • Catedral de Brasilia
  • Catedral de Brasilia
  • Catedral de Brasilia
  • comparação catedral de milão e catedral de brasilia
  • Catedral Metropolitana de Belém

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!