a cartomente

710 palavras 3 páginas
Machado de Assis Joaquim Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro. A saúde dele era muito frágil, ele era epilético e gago. Não conhecia muito de sua infância e inicio da juventude. Aos seis anos perdeu sua irmã, e aos dez perdeu sua mãe, sendo assim, seu pai casou-se novamente. Aos quatorze anos, o menino perdeu seu pai, morando com sua madrasta. Para se sustentar, Machado de Assis começou ajudar sua madrasta vendendo doces. Como era pobre, não tinha condição de fazer cursos regulares, mas empenhou-se para aprender. Antes de ser jornalista e cronista, foi caixeiro de livraria, tipografo e revisor. Casou-se com Carolina de Novais, irmã de seu melhor amigo. Em 1904, Carolina, faleceu deixando Assis mergulhado em lagrimas.
Machado de Assis faleceu em 29 de setembro de 1908, no Rio de Janeiro.

A Cartomante A cartomante fala sobre um triangulo amoroso entre Camilo, Rita e Vilela. Vilela casado com Rita e grande amigo de Camilo. Quando Vilela apresentou sua esposa a Camilo, Camilo logo se apaixonou por ela e ela por ele, começando um conflito. Vilela no começo não desconfiava, pensava que era só intimidade, mas os amantes acabaram se descuidando colocando uma desconfiança em Vilela. Por essa desconfiança Vilela acabou descobrindo mas não falou nada, apenas mandou uma carta a Camilo, que dizia para ele ir a sua casa. Camilo foi em direção a casa de Vilela, preocupado parou na casa de um cartomante. Na casa da Cartomante, ela o tranquilizou e falou para ele ir sem medo.
Camilo foi para casa de Vilela e quando chegou lá, encontrou sua amante sobre um canapé morta. Vilela pegou Camilo pela gola e o matou com dois tiros.

Elementos da Narrativa -Personagens Principais: Rita: uma dama formosa e tonta, com 30 anos de idade. Tinha olhos verde, cabelos castanho escuro, magra e usava trajes elegantes. Ela era educada e graciosa, mas traidora. Camilo: um homem de 26 anos com

Relacionados

  • questões sobre a cartomente
    758 palavras | 4 páginas
  • O homem
    5757 palavras | 24 páginas
  • Desigualdade e o serviço social
    55989 palavras | 224 páginas
  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas