A carta

Páginas: 2 (321 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
O escrivão Pero Vaz de Caminha descreve em sua carta,o “descobrimento”do território na época chamado pelos portugueses de Terra de Vera Cruz ,hoje conhecida como Porto Seguro. Com a data do diaprimeiro de março de 1500, ele relata minunciosamente ao Rei e amigo Dom Manuel I a situação encontrada nas novas terras ,e a presença dos índios no novo território e seus respectivos costumes.O primeiro ponto do Brasil que os portugueses comandados por Cabral viram foi o Monte Pascoal, uma montanha que fica perto da cidade de Porto Seguro, na Bahia. Foi aí que alguém dentro do naviogritou bem alto :"Terra à vista!" Para chamar a atenção de todos.
Quando os portugueses desembarcaram tiveram o primeiro contato com os índios que moravam aqui e que viviam de um jeito bemdiferente do que esses navegadores portugueses estavam acostumados. Os índios não conheciam coisas que eram comuns na Europa naquela época, como as roupas e o espelho, por exemplo.
A prática deescambo teve início paralelamente ao primeiro contato entre essas culturas tão diferentes. Os portugueses ofereciam quinquilharias sem importância e valor aos índios e como retribuição receberam arcos,cocares.
Durante esses primeiros contatos, Pero Vaz de Caminha suspeitou da existência de metais preciosos nas terras recém descobertas. Os índios, quando viam objetos de ouro ou prata, logocomeçavam a apontar para o interior das terras. E Caminha achava que essa atitude poderia ser um sinal de que ali haveria tais riquezas.
Ao longo da viagem os portugueses realizaram algumas missascelebradas por Frei Henrique, e Caminha notou que os índios acompanhavam e inclusive participavam da celebração ,por tamanha inocência que portavam.E assim se deu a idéia dos portugueses em expandira fé católica sobre os índios.
E nesse texto resumimos segundo os relatos de Cabral em sua carta à primeira semana de convivência entre os índios e os brancos após o descobrimento do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • carta
  • Carta
  • carta
  • carta
  • a carta
  • carta
  • carta
  • carta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!