A carta do chefe seatle

Páginas: 2 (463 palavras) Publicado: 13 de março de 2013
Em 1854, "O Grande Chefe Branco" em Washington fez uma oferta por uma grande área de território indígena e prometeu uma "reserva" para os índios. “

Assim começa a carta que teria sido escrita porum índio ao presidente dos EUA, onde é colocada a questão ambiental e social sob um prisma atual e que sensibiliza-nos ainda hoje pela sua poesia e ideologia que a acompanham.

Existem controvérsiasa respeito de sua autenticidade, as quais citaremos neste estudo, mas o foco recai sobre as similaridades dos argumentos textuais com os postulados de Enrique Leff sobre a “racionalidade social” esobre a (in)sustentabilidade das cidades contemporâneas,

Tentaremos expor o pensamento de Leff e os tópicos apontados na Carta, traçando assim um paralelo entre essas duas fontes de pensamento sobreas cidades e suas relações com o meio ambiente e com a sociedade.

A partir dos conceitos apresentados na aula anterior: Ecologia, Ecossistema, Equilíbrio Ecológico, Bioma. Fazer a leitura dotexto, indicando as falas adequadas, usadas pelo chefe Sealth a cada conceito.
A Carta do Chefe Seattle, associa de forma simples em pouco mais de duas páginas. O texto evoca uma riqueza de compreensão dohabitat humano e ganha seu valor em virtude de derivar de um indígena, norteado por uma visão cosmológica adversa daquela do destinatário da carta: o presidente dos EUA, Franklin Pierce, quando este,em 1854, propôs comprar as terras de sua tribo, concedendo-lhe uma outra “reserva”.
A carta desnuda uma evidência que salta aos olhos do leitor: a compreensão da finalidade da terra e o seusignificado para os humanos da parte dos envolvidos no assunto: o presidente americano e um chefe de uma tribo indígena. O primeiro ávido de uma visão mercantilista da natureza, o outro com uma compreensão deintimidade existencial da mesma.
De início vale salientar a atualidade da temática, sobretudo quando se debate nas várias esferas de poder do mundo a urgente necessidade de uma racionalização no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carta ao chefe seatle
  • A carta da terra e a carta do chefe seattle
  • A carta do chefe indigena de Seattle
  • carta do chefe seattle
  • Texto-carta chefe seattle
  • Carta Do Chefe Seattle 1263221069
  • a carta do chefe indigena
  • Resenha carta do chefe seattle

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!