A capoeira na educação infantil

Páginas: 81 (20239 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2012
A Capoeira da Escola: Uma Abordagem Crítica Acerca da Cultura Afro-Brasileira

Resumo
O ensino da capoeira, como conteúdo curricular nas aulas de educação física, tem provocado alguns questionamentos e polêmica entre a “família” escolar. Provavelmente, reflexo de uma sociedade impregnada de valores e pré – conceitos que torna essa prática esquecida(ou excluída) por pensamentos racista e atémesmo machista.
A capoeira, na proposta aqui apresentada, dentro de uma perspectiva crítica, busca identificar sua relevância educacional como um todo, saindo de um conceito restrito, referindo-se apenas à técnica, para um conceito mais amplo.
Contudo, este estudo busca tematizar a capoeira da escola, e não a capoeira na escola, pois a inserção deste conteúdo, enquanto objetivos educacionais, devepropor uma visão mais ampliada, sem enfatizar apenas a técnica dos gestos em relação a um padrão preestabelecido, mas exercitá-la com objetivos críticos.

1- INTRODUÇÃO
O ensino da capoeira, como conteúdo curricular nas aulas de educação física, tem provocado alguns questionamentos e polêmica entre a “família” escolar. Provavelmente, reflexo de uma sociedade impregnada de valores e pré –conceitos que torna essa prática esquecida (ou excluída) por pensamentos racista e até mesmo machista. Alguns estudiosos como Antônio Chizzotti, coordenador do curso de pós graduação em educação da PUC-SP, Maria José Feres, secretária de Educação Fundamental do Ministério da Educação, mostram-se preocupados com este assunto, principalmente no que diz respeito à lei federal que obriga as escolas deEnsino Fundamental e Médio – públicas e privadas – a incluir no currículo, como tema transversal, a História e Cultura Afro-Brasileira. Será que a criação de leis é a maneira correta de levar esse tipo de questão para as aulas?
Afirma Chizzotti (2003) que a inclusão não deve ser um tema imposto, deve-se brotar dos docentes e apresentar um aspecto não formal, pois, do contrário, dificultaria essaabordagem dentro da escola.
Segundo Cabral (2003) o próprio governo mostra-se preconceituoso no que diz respeito à diversidade cultural. Afirma também, que assim como os afros -descendentes, todas as pessoas tem o direito de ter suas tradições e culturas estudadas na escola; o problema é a falta de formação dos professores e ausência de materiais de apoio atualizados.
Neste sentido, o estudo a serdesenvolvido busca tematizar e redimensionar a capoeira dentro do espaço escolar através de uma perspectiva crítico-educacional. O trabalho tenta (re) construir um novo sentido da capoeira, metodológica e pedagogicamente estruturado, cujo ensino não estará voltado a uma prática puramente técnica, mas com responsabilidades culturais e sociais.
1.1 Objetivos
1.1.1 Objetivo Geral
O presentetrabalho apresenta como objetivo geral a importância da capoeira, como conteúdo nas aulas de Educação Física, nas escolas estaduais de ensino regular de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.
1.1.2 Objetivo Específico
Redimensionar o processo de ensino-aprendizagem da capoeira, enquanto conteúdo escolar.
Incentivar, através da capoeira, a valorização da cultura afro-brasileira e o compromisso comprocesso histórico, buscando promover a igualdade entre as raças, sem opressão e discriminação, pela construção de uma sociedade mais justa, livre e democrática.
1.2Justificativa
A capoeira, enquanto conteúdo curricular nas aulas de educação física, nesta proposta aqui abordada, atenta-se à necessidade da valorização da cultura afro-brasileira, cuja intenção didático-metodológica é (re) construir umnovo sentido, uma nova visão acerca da capoeira, com expectativas educacionais e “formadora” do cidadão.
Como forma de oferecer subsídios concretos à prática da capoeira na escola, a proposta do ensino da capoeira de 5ª a 8ª séries não se concretiza de forma aleatória. Foi necessário de levar em consideração, nesta fase, alguns elementos que norteiam o universo cultural desses alunos – como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha artigo: a capoeira na educação infantil
  • educação fisca plano de aula capoeira educação infantil
  • capoeira na educação
  • a capoeira como atividade física infantil
  • Capoeira, trabalho e educação
  • Capoeira na Educação Física Escolar
  • A capoeira na educação inclusiva
  • Capoeira como conteúdo da Educação Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!