A Caixa De Cores Pode Projetar Tr S Feixes De Luz Focalizados Sobre Um Anteparo

1171 palavras 5 páginas
A caixa de cores pode projetar três feixes de luz focalizados sobre um anteparo. A utilização de filtros permite a seleção da cor do feixe. Os dois feixes laterais podem ser facilmente deslocados na horizontal enquanto o feixe central é projetado acima dos outros dois permitindo que se realize a sobreposição dos feixes, como mostra a figura 1. Deslocando-se os feixes laterais pode-se realizar qualquer sobreposição entre os feixes dois a dois.
No exterior existe um potenciômetro que possibilita um ajuste de intensidade do feixe central e três interruptores, cada um acendendo uma lâmpada.
A tampa da caixa está separada em duas partes. Apenas a parte que fica sobre os filtros deve ser retirada durante a projeção para possibilitar a troca de filtros e o deslocamento dos feixes. A parte que fica em cima das lâmpadas deve ficar normalmente fechada, evitando queimaduras por contado com as lâmpadas que esquentam muito quando ligadas. A tampa fechada esquenta bastante, assim o professor deve ficar atento e evitar colocar os filtros em cima da tampa para não danificá-los.
Note que a caixa deve estar a uma distância de 120 cm do anteparo onde serão projetadas as luzes.
A caixa possui três trilhos e em cada um deles estão colocados uma lâmpada, uma fenda circular com suporte para filtros e uma lente (figura 2).
O ajuste do foco da projeção dos círculos deverá ser feito com as lâmpadas acesas e sem que os filtros estejam no suporte, evitando uma sobreposição em um momento inoportuno. Recomendamos que o foco seja feito modificando-se a distância entre a caixa e o anteparo, evitando-se deslocar as lentes sobre os trilhos. A distância ideal é em torno de 120 cm.
Cada suporte possui a capacidade para três filtros como podemos ver na figura 3. É conveniente que o professor coloque os filtros na seqüência mostrada na figura (vermelho, verde e azul), respeitando as ordens melhores resultados podem ser obtidos
O alinhamento vertical pode ser feito através da lente localizada no trilho

Relacionados

  • Livro Jean Piajet
    161468 palavras | 646 páginas
  • A formação do símbolo na criança
    161319 palavras | 646 páginas
  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas