A CADEIA REVERSA DO PÓS-CONSUMO PARA A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA REVENDA DE VEÍCULOS EM CURITIBA

Páginas: 5 (1002 palavras) Publicado: 26 de dezembro de 2014
1 INTRODUÇÃO
Atualmente os temas sustentabilidade, sustentabilidade empresarial, gestão ambiental, gestão de resíduos e cadeia reversa são extremamente discutidos no ambiente organizacional, que busca diversas formas de se adequar às novas legislações ambientais como também atender a um apelo de preservação ambiental.
Autores como Afonso (2006), Leite (2003), Barbieri (2007), Mukai (2010),Oliveira (2013) entre outros, falam sobre a importância do desenvolvimento sustentável e procuram reforçar o conceito definido pelo Relatório de Bruntland que define desenvolvimento sustentável como “suprir as necessidades presentes sem comprometer as gerações futuras.” Os autores também discutem a sustentabilidade como uma nova visão empresarial no âmbito da gestão, buscando mostrar os desafios eoportunidades que o tema representa para as organizações na atualidade.
Partindo deste compromisso legal aliado ao novo cenário de consumidores buscando soluções sustentáveis, as organizações começam a estipular suas estratégias para as questões socioambientais, procurando ser sustentável em processos a partir da produção mais limpa. Esta preocupação com o gerenciamento de processos para produzirprodutos sustentáveis deve ser encarada como uma forma de proporcionar ganhos financeiros na redução de desperdícios e consumo mais consciente de recursos naturais.
O gerenciamento de processos passa por um estudo criterioso da cadeia de suprimentos a fim de identificar os “gargalos” de produção que podem ser melhorados e/ou suprimidos. Outra etapa do gerenciamento de processos é a necessidade degerenciar a cadeia do pós-venda e do pós-consumo, mais conhecida como cadeia reversa de produtos e processos.
A responsabilidade sobre a produção de produtos e serviços não mais se encerra na venda do bem. Ela continua como responsabilidade da organização além da venda. O pós-venda e o pós-consumo pode trazer danos sérios para empresas que não se preocupam com esta etapa, além de legislações quehoje estão cada vez mais rigorosas em relação à destinação de bens de pós-consumo.
Pensando neste desafio, o presente trabalho ostenta o seguinte tema: “A cadeia reversa do pós-consumo para a destinação de resíduos sólidos em uma revenda de veículos em Curitiba.” A proposta é acompanhar o Programa de
10
Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) no departamento de oficina da empresa FlorençaVeículos, que autorizou o estudo conforme Anexo 1, onde os resíduos de serviços estão alocados em maior quantidade e também acompanhar o processo junto aos coletores a fim de saber o que acontece com os resíduos depois de entregues as empresas parceiras.
Para que este desafio seja alcançado, o trabalho está estruturado em seis capítulos. O primeiro capítulo trata da introdução, formulação do problema,definição dos objetivos e justificativa do estudo. O segundo capítulo apresenta a empresa estudada. O terceiro capítulo fundamenta teoricamente o trabalho dentro daquilo que foi proposto. Cabe ao quarto, quinto e sexto capítulos a definição da metodologia utilizada para atender à proposta da pesquisa e os resultados alcançados.
1.1 PERGUNTA DE PESQUISA
De que forma uma revenda de veículos emCuritiba realiza a gestão dos resíduos sólidos e acompanha a cadeia reversa do pós-consumo?
1.2 OBJETIVOS
Os objetivos são elencados em geral e específicos para melhorar o entendimento sobre o tema.
1.2.1 Objetivo Geral
Estudar a gestão dos resíduos sólidos e identificar a cadeia reversa do pós-consumo no departamento de oficina da Florença Veículos.
11
1.2.2 Objetivos Específicos
 Relatar agestão de resíduos sólidos antes do PGR (Programa de Gestão de Resíduos) da Florença Veículos.
 Descrever o PGR da Florença Veículos.
 Identificar os parceiros da destinação de resíduos.
 Verificar o procedimento adotado pelos parceiros na cadeia reversa.
 Comparar o processo ao que é preconizado na legislação pertinente.
1.3 JUSTIFICATIVA
A cadeia reversa e o descarte de resíduos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Destinação de residuos solidos de farmacia
  • Destinação dos residuos sólidos
  • Destinação de resíduos sólidos
  • destinaçao dos residuos solido
  • Residuos sólidos de curitiba
  • Resíduos Sólidos Logistica Reversa
  • logistica reversa de residuos solidos
  • Residuos Sólidos e o Consumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!