A CADEIA DO A A NO ESTADO DO PAR release impre nsa 2014

1674 palavras 7 páginas
Secretaria de Estado de Agricultura do Pará

NOTA TÉCNICA : CADEIA DO AÇAÍ NO ESTADO DO PARÁ
Elaboração : Gerência de Fruticultura – SAGRI

O Estado do Pará é o maior produtor nacional de açaí, com uma produção anual na ordem de 825,5 mil toneladas de frutos e uma área plantada superior a 105 mil hectares (IBGE, 2013 ). Os principais municípios produtores são : Igarapé Mirim, Abaetetuba , Bujaru, Cametá e Limoeiro do Ajurú.

As qualidades intrínsecas do fruto, relacionadas com o suprimento de vitaminas, minerais e, principalmente, como excelente energético, abriram ótimas alternativas para sua comercialização no País e no exterior.

Nesse contexto, expande-se a demanda e venda desse fruto, tanto no mercado internacional como nacional, sendo a produção atual insuficiente para fazer face à demanda existente. Em 2012 foram exportados mais de 6 mil toneladas de polpa de Açaí , correspondendo a mais de US$- 17 milhões , em 2013 o mercado sofreu uma pequena retração em função das crises nos EUA e no continente europeu. Ainda assim foram exportados 4.560 toneladas do produto corespondendo a mais de US$ -16,38 milhões.

Estima-se que apenas 10% da produção é exportada para outros países sendo que 60% é consumido no próprio estado do Pará e 30% , em outros estados da federação. Nos últimos dez anos os Estados Unidos lideram as importações com cerca de 79% a 90 % do total exportado seguido do Japão com 14% ; mas em 2013 este quadro sofreu uma modificação com o avanço do volume importado pelo país asiático , que passou de 14% para 37,5% , ficando os EUA com 54,93% do total . Neste ano o produto também foi exportado em menor escala para os seguintes países : Alemanha, Canadá, Coréia do Sul, República Eslovaca, República da Estônia, Israel, Peru, Porto Rico, Portugal, Reino Unido, Suriname , além dos países que constituem o Reino Unido e os Países Baixos.

O total comercializado para outros estados

Relacionados