A cadeia de suprimento na indústria do petróleo

Páginas: 6 (1369 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
Obs:pesq.sobre transpetro.
DATAFOX

APOSTILA II (Mód.III)
CURSO:Gestão de Petróleo e Gás
Professora: Mayara Campos

ATIVIDADES DOWNSTREAM
(LOGISTICA DO PETRÓLEO)

A CADEIA DE SUPRIMENTO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO

Considera-se que o objetivo fundamental da indústria do petróleo é ofertar produtos derivados do petróleo para o mercado consumidor.Para que esse objetivo sejacumprido,requer o estabelecimento de uma longa e complexa cadeia logística.
A cadeia de suprimento da industria do petróleo é representada basicamente por dois grandes segmentos :Exploração e Produção,também conhecido como segmento upstream e um segundo segmento denominada downstrean que se refere as atividades de refino,transporte,comercialização e distribuição de derivados.
Recentemente ,um terceirosegmento,denominado midstream,que é responsável pelas atividades de refino ou de transporte.

Os três grandes segmentos da cadeia de suprimento da industria do petróleo

→Segmento de Exploração e Produção(UPSTREAM)
As atividades de exploração e produção compreendem aquelas necessárias à extração do petróleo da terra ou do mar,colocando-o disponível para o processo de refino.Tais atividades têminicio com estudos geológicos e geo físicos,por meio dos quais se torna possível mapear determinadas áreas e indicar o grau de probabilidade de encontrar-se uma formação de petróleo com alto valor comercial.
Logo após esses estudos,inicia-se a fase de perfuração.através de abertura de poços exploratórios que iram fornecer informações adicionais e delimitar as fronteiras das áreas efetivamenteprodutivas.Após a perfuração começam as atividades de completação que visão adequar os poços perfurados,possibilitando a instalação dos equipamentos para a produção de óleo e/ou gás natural.
Logo após essas etapas inicia-se as atividades de produção,ou seja,os poços já perfurados e devidamente equipados oferecem o óleo e/ou gás natural disponível para uso.
→Segmento de Refino (MIDSTREAM)
Oprocesso de refino consiste em um conjunto de processos:tratamentos e reações químicas ,onde o óleo cru é transformado em derivados com características específicas e finalidades distinguidas.
O petróleo bruto é transferido das proximidades das áreas de produção para o chamado parque de armazenamento de cru.O óleo então começa a passar pelos processos de tratamento,conversão,viscosidade,etc..como jáfoi estudado no inicio do módulo.
Não esqueça que o processamento do petróleo é realizado em unidades de refino específica para cada finalidade de acordo com o produto final desejado.
Como produto final de refino do petróleo podemos citar: gasolina,querosene,diesel...
→Segmento de distribuição (DOWNSTREAM)
O segmento downstrean é o conjunto de operações de uma cadeia produtiva extensa nasquais intervem um grande número de agentes logísticos.Fatores como a rapidez na entrega do produto ao cliente,o tipo de produto transportado e característica do transporte a ser utilizado em função das particularidades da carga,que muitas vezes envolve o manuseio de produtos perigosos e inflamáveis,faz com que a ação de fazer o produto chegar ao cliente final,demande o emprego de uma malha logísticaextremamente complexa.
Produtos como diesel e gasolina saem das refinarias através de um canal de distribuição, que envolve bases primarias e secundárias de armazenamento.As bases primarias são aquelas que recebem os produtos diretamente das refinarias ou através da importação direta dos mesmos.As bases secundarias recebem os produtos proveniente de outras bases.
Quando se tratado transporte de derivados de uso industrial como a nafta petroquímica e os óleos combustíveis,este transporte é feito através de dutos (pipelines) da refinaria até aos clientes, por modais marítimos o ferroviários.

O Transporte do Petróleo e Derivados

O escoamento do volume de petróleo produzido pelos campos petrolíferos mundiais,constitui um sério problema logístico,uma vez...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cadeia de suprimentos e logistica do petroleo
  • Cadeia de Suprimento de Petróleo
  • Cadeia do suprimento do petroleo no refino
  • Evolução da cadeia de suprimentos na indústria automobilística
  • Evolução da cadeia de suprimentos da indústria automobilística no Brasil
  • A EVOLUÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NO BRASIL
  • INDÚSTRIA BRASILEIRA DE PETRÓLEO: UMA ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR AGREGADO
  • Cadeia de suprimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!