A cachaça no brasil

Páginas: 41 (10104 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2013
1 INTRODUÇÃO


Essa pesquisa mostra que devido às exigências do mercado atual o empresário produtor da cachaça de alambique terá que buscar novas formas de gestão, visando comprovação de qualidade do produto, através de certificações de conformidade, normas ISO e outras.
Para isso os produtores contarão com um sistema que permite o gerenciamento completo de todo o processoprodutivo da cachaça, desde o plantio e industrialização da cana até a armazenagem e distribuição do produto. Proporcionando ao produtor uma melhor gestão do seu negocio, agregando valor e qualidade ao produto final.
A empresa EQS Tecnologia foi o campo empírico da pesquisa realizada, onde analisamos através de questionário aplicado com a equipe do projeto, diretor e coordenador a utilização deum sistema de informação na produção da cachaça de alambique, no qual verificamos todos os seus processos de produção através da utilização do sistema.
O presente estudo tem como objetivos: Analisar o desenvolvimento de um software especializado que acompanhe todo o processo produtivo da cachaça de alambique e avaliar toda a cadeia de valor da cachaça, analisando todos os componentes de cadasegmento desde a lavoura, indústria armazenamento e distribuição, verificar os módulos do Sistema para a interligação de todas as etapas de forma inter-relacionada.
Analisar e interpretar por meio de entrevista todo processo de desenvolvimento do Sistema.
Na primeira parte apresentamos os capítulos intitulados de Sistemas de Informação, Desenvolvimento dos Sistemas de Informação eA Cachaça de Alambique.
No primeiro momento, foi abordados o conceito, a evolução histórica dos Sistemas de Informação e seus componentes constituídos por tecnologia, organizações e pessoas.
Já nos capítulos seguintes também de importância significativa para o trabalho foi abordado O Desenvolvimento dos Sistemas de Informação e a sua influencia nas organizações, visando mostrar queos Sistemas de informação são peças fundamentais para as empresas, não apenas na elaboração de relatórios, mas fazem parte de todos os departamentos e atividades da companhia, desde o controle mais simples até a elaboração de planos estratégicos mais complexos.
Finalizando os capítulos da fundamentação teórica, foi abordada primeiramente uma visão da Cachaça em um contexto abrangente,depois todo o histórico e características da cachaça no Brasil, incluindo os dados da produção nacional, a importância econômica, a exportação e as normas e certificações de qualidade e todo o processo e certificação da Cachaça de Alambique.
Na segunda parte é apresentado O Sistema de Controle da Produção da Cachaça, mostramos o seu desenvolvimento, a tecnologia utilizada e a Apresentação doSoftware que tem o objetivo de auxiliar de modo automatizado o produtor durante todas as etapas dos cinco módulos, ressaltando-se a inexistência do mesmo no mercado para aquisição.
A Analise e Interpretação dos Resultados ressalta os resultados da pesquisa de campo foram obtidos através da aplicação de um roteiro de entrevistas contendo oito perguntas subjetivas direcionadas ao diretor daempresa e ao Coordenador do projeto, ambos os gestores foram de fundamental importância para construção do sistema que auxilia na produção da cachaça de alambique.
As Considerações finais buscam mostrar a importância do Sistema em questão e o seu aproveitamento, que permitira o gerenciamento completo de todo o processo produtivo visando à inserção do produto na pauta de exportação, tornando opaís um exportador de cachaça de qualidade.














2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO


2.1 FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Segundo Laudon (2004, p.4)

Hoje, todos admitem que conhecer sistemas de informação é essencial para os administradores, porque a maioria das organizações precisa deles para sobreviver e prosperar. Esses sistemas podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cachaça: a marca brasil e o sucesso na exportação
  • Alemanha consome quase um terço da cachaça exportada pelo Brasil
  • cachaca
  • Cachaca
  • Cachaça
  • cachaça
  • Cachaça
  • Cachaça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!