A cabeça bem feita

Páginas: 2 (330 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Alunas: Gabrielle Cardoso e Rafaela Araujo
Data: 24 de setembro de 2012
Sala:302-B

1) Quando ocorreu a Introdução da disciplina ‘’Sociologia Jurídica’’ nos cursos de Direito? Por quê?Ocorreu na década de 60 e 80, porque o Jurista e o doutrinados viram que os estudantes precisavam sair da teoria e ir pro lado empírico. Na medida em que na faculdade de Direito encontravam-se fechadas ápesquisas Jurídica, sejam elas cientifica ou não, o Pais começa a criar outros órgãos geradores do conhecimento Jurídico.

2 ) Porque a mudança do paradigma profissional/educacional? Justifique.Um dos principais objetivos era tentar substituir a razão Jurídica Juridiscista, Política e reducionista, que apreende o Direito como um discurso punitivo e moralmente condenado, por um discursoeminentemente crítico e capaz de levar o Direito e o Estado a serem entendidos como elementos a um só tempo constituintes e constituídos pela relação social e por fatores econômicos. Em seguida, essesprofessores passaram a propor práticas políticas, instituições Jurídicas e formas de pensar capazes de encarnar valores de inclusão social e de oferecer alternativas minimamente viáveis nos meioslegislativos e judiciais.

3) O que é pesquisa mo/do Direito? O que representa?
A pesquisa no campo do Direito aumenta a capacitação do aluno a maior discussões sobre temas sociais dos alunos cominstituições na execução do Direito.

4) Quem é o pesquisador Jurídico? O que faz?
O pesquisador Jurídico pode ser um sociólogo, como também um Jurista. Os sociólogos estudam os fenômenosresultantes das relações sociais que se estabelecem entre indivíduos e/ou grupos . Eles buscam perceber a realidade social analisando os mecanismos de relacionamento humano e as formas de organização social.Procuram, de seguida, enquadrar o fenômeno no seu contexto social, ou seja, compreender todos os fatores que possam explicar esse fenômeno. Deste modo, um dos procedimentos básicos dos sociólogos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha cabeça bem feita
  • A cabeça bem feita
  • A Cabeça Bem Feita
  • A cabeça Bem feita
  • Resenha "a cabeça bem feita"
  • Cabeça bem feita
  • Cabeça bem Feita
  • A cabeça bem feita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!