A busca eterna pela raça perfeita

Páginas: 4 (826 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014
A busca eterna pela raça perfeita
Vitória Borges Santana

Ao longo dos séculos, a humanidade foi crescendo, amadurecendo e se renovando, mas nunca deixou de lado a busca por uma raçaperfeita. Quando vemos expressões como “raça perfeita”, “raça ideal” e suas variações, a primeira coisa que nos vem à cabeça é Hitler, líder nazista que pregava que a perfeição tinha cabelos loiro-platinadose olhos azuis.
O holocausto foi, sem dúvida, um exemplo de ideia levada ao extremo. Milhões de pessoas - incluindo judeus, homossexuais, inimigos de Hitler, entre outros – morreram sufocados emcâmeras de gás e vários outros serviram de cobaias para médicos como Josef Mengele, Sigmund Rascher, Eduard Wirths, Werner Fischer, entre outros. A medicina mostrava seu lado obscuro com a realizaçãode experiências macabras em pessoas definidas como "inferiores". A população alemã acreditava que os judeus e outros grupos menores eram os responsáveis diretos pelo fracasso de seu país na guerra epela humilhação do Tratado de Versalhes; Hitler e seus amigos encontram a solução nos campos de concentração e extermínio.
Você pode estar se perguntando como alguém pode ser tão cruel a ponto deaceitar a morte de tantos inocentes, mas o fato é que os alemães estavam cegos pela doutrina do nazismo. Com discursos bonitos e gestos exagerados Hitler conseguiu convencer uma nação a pensar de queera superior às demais. Hitler era tirânico, mas não se pode negar de que também era inteligentíssimo. Ele passou a vida inteira pregando que a raça ideal era aquela de olhos azuis e cabeloloiro-platinado, mas ninguém notou que ele próprio tinha olhos e cabelos castanhos. Acredita-se que há um paralelo entre Hitler e Voldemort, personagem da série “Harry Potter” da inglesa J.K. Rowling: Voldemortafirma que a raça perfeita seria a de bruxos de sangue puro, mas ele próprio era filho de um homem que não era bruxo.
E fica a pergunta: até que ponto alguém pode ir seguindo uma doutrina?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A eterna busca de significado
  • A eterna busca do ideal em florbela espanca
  • A eterna busca da realidade(a tipologia de jung)
  • LE CORBUSIER E A BUSCA PELA FORMA PERFEITA
  • PSICOLOGIA, PERSPECTIVAS TEÓRICAS (A ETERNA BUSCA DA REALIDADE) RESENHA
  • A eterna busca do indivisível: do átomo filosófico aos quarks e léptons
  • Perspectivas teóricas (a eterna busca da realidade) e saúde mental e transtorno mental.
  • RESENHA DO ARTIGO A ETERNA BUSCA DO INDIVISÍVEL: DO ÁTOMO FILOSÓFICO AOS QUARKS E LÉPTONS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!