A busca da melhoria contínua através da filosofia kaizen aplicada à ergonomia

Páginas: 9 (2185 palavras) Publicado: 29 de maio de 2013
A BUSCA DA MELHORIA CONTÍNUA ATRAVÉS DA FILOSOFIA KAIZEN APLICADA À ERGONOMIA


RESUMO

É notório que diante do panorama de um mundo globalizado e cada vez mais competitivo, empresas e indústrias dos mais diversificados setores vêm continuamente buscando mecanismos que permitam melhoramento de seus resultados. Não cabendo mais, nos dias de hoje, a aceitação de que acidentes e doençasocupacionais simplesmente ocorram, fazendo parte da vida laboral e, remetendo empregados e empregadores a uma inércia submissa ao acaso. Por essas rações houve o surgimento de ações para racionalizar o trabalho, propondo melhores procedimentos de produção, rotinas de trabalho e de condições para melhorar a produtividade em escalas e tempos reduzidos. Entre elas surge a ergonomia, com o proposito deanalisar e estudar as mais diversas situações que envolvem o homem e o trabalho. Aliado a esta, a fim de poder ter uma melhor adaptação soma-se à importância que se tem dado à questão da implementação das ações estratégicas nas empresas na busca da melhoria de seus processos. Assim, para tratar essa questão, este artigo realizou uma análise do referencial teórico com relação filosofia Kaizen, onde pôdese observar os pontos positivos e potenciais da melhoria continua utilizando esta filosofia. Por meio de demonstrações práticas das ferramentas utilizadas em seus processos, ações que visam à melhoria das condições do posto de trabalho, e os ganhos obtidos pela empresa como a redução de índices de acidentes, absenteísmo e o melhoramento da qualidade de seus produtos

Palavras-chaves: Kaizen.Melhoria Contínua. Ergonomia. Mensuração de resultados. Estratégia empresarial. Cultural organizacional.

1 INTRODUÇÃO

É fato concreto que o mundo laboral vem sofrendo significativas mudanças, tendo em vista que os sistemas produtivos estão cada vez mais dinâmicos e muito mais exigentes, fazendo com que o homem precise permanecer cada vez mais no mercado de trabalho, e a uma maior exposição adeterminados riscos que não fazem parte da sua natureza.
Não se pode negar que muitos foram os avanços no que diz respeito ao campo laboral, mais infelizmente ainda não houve uma harmonia de uma vida plena de êxito nos aspectos político, econômico e social, tendo o trabalho não como um peso ou um risco a mais em nossas vidas, e sim, um agente de crescimento global.
Hoje a rivalidade entre asempresas esta cada vez mais crescente e com o advento da globalização o mercado ficou ainda mais competitivo, deixando assim de forma evidente que o mundo está em constante mutação. Observa-se então, que já não é considerada uma novidade a necessidade de atualização tecnológica, e também a garantia de sustentabilidade e qualidade, de comportamentos e clima motivacionais.
Neste sentido, pode-seafirmar que já nos primórdios, e ainda hoje, o homem sofre as consequências dos perigos encontrados nas atividades tanto de sobrevivência, quanto do trabalho formal. Portanto, a presença de uma série de riscos em potencial que permeiam a vida do homem acaba frequentemente, levando-o ao sofrimento físico e mental. Compete então às organizações a se adaptarem ao ambiente externo e se capacitarem para umtrabalho perfeito.
A melhoria contínua (MC) é uma ferramenta que pode ser utilizada para proporcionar melhoras em qualquer das dimensões do processo produtivo, fornecendo suportes que contribuem com a organização na redução de custos, tempo, podendo trabalhar com flexibilidade e maior segurança e, principalmente, melhorando o seu serviço (COTEC,1999).
Esse conceito vai ao encontro dosprincípios ergonômicos, que visam adequar as condições de trabalho às características do trabalhador no sentido de proporcionar a este maior satisfação na realização da tarefa e conseqüentemente, maior produtividade.
Uma interessante estratégia adotada por algumas empresas são as ferramentas de melhoria continua e dentre elas a filosofia Kaizen, que está pautada na eliminação de desperdícios com base no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pilar Melhoria Contínua
  • A melhoria contínua (kaizen)
  • Kaizen (melhoria contínua)
  • Melhoria contínua
  • Kaizen-melhoria continua
  • A busca da melhoria contínua
  • O KAIZEN COMO SISTEMA DE MELHORIA CONTÍNUA DOS PROCESSO
  • Processos de melhoria continua kaizen. ferramentas da qualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!