A bola não entra por acaso

Páginas: 6 (1291 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
A Bola Não Entra Por Acaso

Ferran Soriano, autor do livro “A Bola Não Entra Por Acaso” retrata à partir de suas experiências, como vice-presidente e diretor geral do FC Barcelona, entre os anos de 2003 e 2008, que as estratégias de administrar uma empresa são muito parecidas com coordenar um time de futebol e dá dicas de como as pessoas podem usar seu modelo gestão para fazer empresas desucesso.
O livro começa contando a história do Barcelona quando o clube estava falido, desorganizado, sem foco e sem perspectiva de evolução, e ao decorrer do desenvolvimento transforma o que parecia um “beco sem saída” em um planejamento estratégico, com trabalho em equipe, dedicação e visão para o futuro.
Traçando um paralelo entre o mundo coorporativo e a visibilidade que envolve o mercadofutebolístico com base em diversas teorias e estratégias de gestão, conta como recuperaram o desempenho, as finanças e também a reputação do clube, apontando diversos problemas durante o período de colapso técnico, como a falta de motivação e a má administração. Analisando estratégias dos principais clubes de futebol, fazendo duras negociações e participando dos melhores estilos de treinamento,proporcionou um período de conquistas tornando o Barcelona um dos clubes mais sofisticados, bem estruturados e bem sucedidos do mundo. O sucesso do Barcelona está na ênfase do planejamento, acompanhamento e da avaliação dos resultados.
Hoje um dos times mundiais com mais torcedores, sócios e que mais valorizou sua marca possui tranquilidade financeira e uma base sólida.
Além de diversas curiosidadessobre o mundo do futebol, uma gestão eficiente não depende apenas do produto que é oferecido, mas sim de princípios e habilidades do gestor e/ou da equipe. Ferran descreve o que aprendeu através de lições preciosas ensinando os leitores a coloca-las em prática, como a ciência da gestão pode estar presente em todas as partes, respeitando suas particularidades e dando exemplos não só do futebol, mastambém do dia a dia.



Apesar de não gostar tanto de futebol, o livro, que começou lento, contando a história do FC Barcelona foi ficando cada vez mais divertido englobando diversas lições de gestão que irei aplicar futuramente. O livro vai além das curiosidades sobre futebol, comparando com situações do dia a dia o autor consegue com facilidade entreter e fazer com que o leitor aprenda comsuas experiências enquanto esteve no clube.
Antes de ter a oportunidade de ler “A Bola Não Entra por acaso” imaginava o futebol extremamente mais fácil, sem tantas burocracias e tantos planejamentos dentro de um time. Ferran conseguiu me mostrar que não há diferenças entre um clube e qualquer outra empresa que quer alcançar o sucesso, que jogadores de futebol e empresários tem um objetivo emcomum: serem valorizados na carreira e obter sucesso.
Por gostar muito do Ronaldinho gostei e me interessei bastante nos parágrafos que falavam sobre o jogador e suas atitudes dentro e fora de campo. Inclusive, me impressionei com a força de motivação do jogador e o incentivo que ele dava a seus colegas de campo, apesar de certas circunstancias que não favoreciam o time, ele lidava sempre com muitootimismo transmitindo positividade.
Uma grande lição que aprendi foi que em um negocio o maior risco não está na seleção de um posicionamento estratégico em particular, mas na clareza e coerência com que a estratégia é comunicada e executada apesar das circunstancias, mesmo que financeiras.
Posso dizer que aprendi não só sobre a minha futura profissão e como lidar em casos distintos, mas tambémacabei por conhecer mais do mundo do futebol, jogadores, técnicos, grandes administradores do ramo, cargos envolvidos e por me interessar mais e mais pela história do Barcelona e até mesmo pelo futebol em si.
Talvez por iniciativa própria não chegaria a ler este livro por ser um tema que não me interessava tanto, hoje vejo que é um ótimo livro de gestão e até mesmo indicaria para amigos. Após...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Não por acaso dispersos
  • O sucesso não ocorre por acaso
  • Quem está fora não entra, quem está dentro não sai
  • Acessibilidade e Democracia: Onde a primeira não entra, a segunda passa longe
  • Acaso
  • por acaso
  • acaso
  • Soluções radiais e não radiais para a Equação de Hénon na bola unitária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!