a bibliografia de Adolfo de Varhagen

19432 palavras 78 páginas
Francisco Adolfo de Varhagen (1816-78) é considerado o “Heródoto brasileiro”, portanto, o fundador da história do Brasil, mesmo se antes dele, entre outros, Pero de Magalhães Gândavo, frei Vicente do Salvador, Sebastião da Rocha Pita, RobertSoutheyescreveram, respectivamente, História da província de Santa Cruz (1576), História do Brasil, (1627), História da América portuguesa (1730), História do Brasil, (1810). Southey disputa com Varnhagen, sem nunca ter estado no Brasil, aquele título historiográfico.
Foi somente nos anos 1850, com Varnhagen, que surgiu a obra de história do Brasil independente mais completa, confiável, documentada, crítica, com posições explícitas: a História geral do Brasil, que superou as obras mencionadas anteriormente sem, no entanto, torna-las descartáveis. (pag. 23)
Varnhagen era filho de um oficial alemão, engenheiro metalúrgico que trabalhara no Brasil, e de uma portuguesa. Em sua obra, ele faz acompanhar o seu nome das credenciais “visconde do Porto Seguro e natural de Sorocaba”. Capistrano de Abreu afirma no Necrológico de Varnhagen que o desconhecido o atraía. Diante de documentos corroídos, esquecidos, desorganizados,ele sesentia desafiado. Parecia um “bandeirante em busca da verdade: bravo, destemido, persistente, vigoroso”. Não só estava atualizado com o que se fazia na Europa,como foi um dos pioneiros da pesquisa arquivista e do método crítico que o século XIX redescobriu e aprimorou. Tanto quanto Ranke, Varnhagen é um historiador típico do século XIX (Canabrava, 1971; Odália, 1979). (pag. 24)
O imperador foi o protetor de Varnhagen, oferecendo-lhe os recursos para a sua obra. O jovem imperador, aliás, precisava muito da história e dos historiadores. Em 1838/39, pouco antes de ocupar antecipadamente o trono, fora criado o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, que foi de uma importância capital para a constituição da história brasileira. Até 1931-33, o IHGB exercerá uma grande influência e será o único centro de estudos

Relacionados

  • Barao Do Rio Branco 100 Anos De Memoria
    293205 palavras | 1173 páginas