A benção de deus para abraão e todos os povos

Páginas: 64 (15894 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2012
SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO DO BETEL BRASILEIRO
TEOLOGIA BIBLICA DE MISSÕES








A BENÇÃO DE DEUS PARA ABRAÃO SERIA TAMBÉM PARA TODOS OS POVOS?








SÃO PAULO
2012

TEOLOGIA BIBLICA DE MISSÕES

A BENÇÃO DE DEUS PARA ABRAÃO SERIA TAMBÉM PARA TODOS OS POVOS?







Trabalho de pesquisa escrita – apresentado ao curso de Teologia Biblica de missões – Prof. Huang ChengHsiung, Seminário Teológico do Betel Brasileiro.








SÃO PAULO
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................06

2 A benção de Deus para Abraão e os Judeus ....................................................073 A benção de Deus para Abraão em Cristo .........................................................08

4 A benção de Deus para Abraão e todos os povos ...........................................10

5 CONCLUSÃO ........................................................................................................12

REFERÊNCIAS........................................................................................................13



1 INTRODUÇÃO

Genesis 12.1-3.
1- Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para terra que te mostrarei; 2- de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção! 3- Abençoarei os que te abençoareme amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Existe um rumor bem difundido de que o Antigo Testamento não possui uma mensagem ou visão missionária. É, de acordo com a crença popular, um livro e uma mensagem dedicados unicamente aos Judeus e ao seu destino como nação. Mas esse rumor e ponto de vista não se enquadram dentro das reinvindicações que opróprio Antigo Testamento faz. Este trabalho tem como objetivo, mostrar que a benção de Deus para Abraão não esta limitada única e exclusivamente aos Judeus do Antigo Testamento, mas que, estende-se a todas as nações. Israel seria missionária de Deus ao mundo – e nós também o somos em virtude destes mesmos versículos. O chamado de Israel não se constituiu na oportunidade nem na base para a rejeição dequalquer das nações do mundo, mas, ao contrário, no próprio meio de abençoá-las.
Alguém poderá permanecer um tanto quanto cético, dizendo que não consegue perceber qualquer evangelho de boas novas em Gênesis 12:2-3. A resposta, no entanto, a tais questionadores ainda não convencidos é que observem que Paulo, em Romanos 4:13, declarou Abraão como o herdeiro de todo o mundo. Obviamente, essaherança tem de ser de natureza espiritual. Além do mais, Paulo claramente afirmou em Gálatas 3:8 que o evangelho foi antecipadamente pregado a Abraão quando recebeu a promessa de Gênesis 12:3: “em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Essa era, e ainda é, as boas novas do evangelho.
Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda aposteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós, Romanos 4:16

O propósito de Deus em abençoar todos os povos por meio de Abraão se estende à igreja do Senhor Jesus nos tempos atuais porque esta benção é adquirida mediante a fé.

2 A benção de Deus para Abraão e os Judeus

A narrativa de Gênesis 12 tem inicio com o chamado divinode Abraão, quando Deus usa o termo Barak, “abençoar”, cinco vezes na seção transicional entre o período pré – patriarcal e o período patriarcal. Abraão (e posteriormente, sua descendência) será “benção” para todas as famílias da terra. Assim, a promessa de Deus esta integrada à “benção” de Deus, empregada em sua forma verbal e nominal por cerca de oitenta e oito vezes, em gênesis. Recebendo a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bençãos de deus
  • Bençãos de Deus
  • Nem todo dom é uma benção
  • O povo de deus
  • Entre todos os povos
  • Concerto de deus com abraão
  • Deus está em todos Nós
  • O ENTREGAR-SE À VONTADE DE DEUS E O SEGREDO PARA SUA BÊNÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!