A Batalha De Cal Vrita

276 palavras 2 páginas
A Batalha de Calávrita
A Batalha de Calávrita , também chamada Calavrias ou Calavrie foi travada em 1078 entre as tropas imperiais bizantinas do general (e futuro imperador) Aleixo Comneno e o governador rebelde de Dirráquio, Nicéforo Briênio, o Velho. Briênio rebelou-se contraMiguel VII Ducas (r. 1071–1078) e triunfou sobre a aliança dos regimentos regulares do exército bizantino nos Bálcãs. Mesmo após a derrota de Ducas por Nicéforo III Botaniates (r. 1078–1081), Briênio continuou sua revolta, e ameaçou Constantinopla. Após negociações falhas, Botaniates enviou o jovem general Aleixo Comneno para recrutar quaisquer forças que pudesse para confrontá-lo.
Os dois exércitos se chocaram em Calávrita, no rio Halmiros. Aleixo Comneno, cujo exército era consideravelmente menor e muito menos experiente, tentou emboscar o exército de Briênio. A emboscada falhou, e as alas de seu próprio exército foram repelidas pelos rebeldes. O próprio Aleixo mal conseguiu romper através de seu séquito pessoal, mas conseguiu reagrupar seus homens dispersos. Ao mesmo tempo, o exército de Briênio caiu em desordem após ter aparentemente vencido a batalha, e devido ao ataque de seu acampamento por seus próprios aliados pechenegues. Reforçado por mercenários turcos, Aleixo atraiu as tropas de Briênio em outra emboscada por meio duma falsa retirada. O exército rebelde quebrou, e Briênio foi capturado.
A batalha é conhecida através de dois registros detalhados, a Alexíada de Ana Comnena e o "Material para História" de seu marido Nicéforo Briênio, o Jovem, do qual o próprio registro de Ana depende em grande medida. É uma das poucas batalhas bizantinas descritas em detalhe, e por isso uma valiosa fonte para estudar as táticas do exército bizantino do final do século XI.

Relacionados