A Baleia Pertence Orem Dos Cet Ceos

2637 palavras 11 páginas
2. Baleias
A baleia pertence a orem dos cetáceos. As baleias são os maiores mamíferos marinhos da Terra. A sua adaptação à água é tal que parecem pertencer à família dos peixes. Mas segundo nos indica a investigação científica e segundo os seus esqueletos, as baleias descendem de animais terrestres com quatro patas.
Dentro dos cetáceos existem dois grandes grupos:
1. As baleias com barbas: Neste grupo estão incluídas as baleias de grande tamanho, como o caso da baleia azul. Esta classe de cetáceos se caracteriza por ter barbas invés de dentes. Estas barbas são utilizadas para filtrar a água e assim poder apanhar o alimento. O número de barbas que possui oscila entre 160 e 360 em cada lado da mandíbula e estas apresentam no seu bordo interior um aspecto filamentoso. Outro traço deste grupo é que contam com um respiradouro duplo.
As baleias pertencentes a este grande grupo geralmente passam o Verão em águas polares, onde abunda o plâncton. Antes que chegue o Inverno emigram até zonas temperadas e tropicais. Ali passam o Inverno e se reproduzem.
2. As baleias dentadas: As características deste grupo são que geralmente têm entre 1 a 260 dentes que utilizam para reter o alimento. Apenas têm um orifício para respirar e possuem a habilidade para a eco localização. A maioria das baleias pequenas, golfinhos e botos, pertencem a este grupo. Um exemplo de baleia com dentes é o cachalote.
2.1 Anatomia:
As nadadeiras de uma baleia são membros locomotores atrofiados, remanescentes do período em que seus antepassados eram quadrúpedes. A despeito de sua aparência externa, tem uma estrutura óssea interna bem semelhante à dos membros anteriores dos mamíferos terrestres.
As narinas de uma baleia localizam-se bem no alto de sua cabeça. Subindo à superfície após a submersão prolongada, expele através dela o ar quente e úmido dos pulmões, o qual se condensa em contato com a atmosfera, formando uma coluna de gotículas de água, que às vezes se ergue à altura de mais de seis metros.
A

Relacionados