A bíblia e o criacionismo

Páginas: 7 (1688 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
1. A CRIAÇÃO DO HOMEM E A TEORIA CRIACIONISTA.
1.1. Definições sobre o que é Criacionismo?

A Teoria da Criação ou Criacionismo é o termo que usa a noção genérica para explicar, por trás de uma série de eventos, a origem do Universo, da vida na Terra ou das próprias espécies. No caso do Cristianismo e do Judaísmo, o Criacionismo explica e comprova através da Bíblia que foi Deus quem criouos Céus, a Terra e tudo que neles há.
Apesar da predominância de correntes evolucionistas nos meios acadêmicos, alguns cientistas tornaram-se notados por defenderem o Criacionismo, que envolve a crença num Criador. Os argumentos de pessoas pertencentes à comunidade científica em favor do Criacionismo apontam para a organização e exatidão das leis naturais. Essa visão dá uma imagem que parececom aquela proposta por Isaac Newton, ao comparar o mundo a um mecanismo que evidencia um projeto inteligente e sobrenatural.
Com respeito ao Criacionismo, alguns teólogos judaicos e cristãos não negam a Historicidade do Texto Bíblico, mas propõem que os Seis Dias da Criação ou Seis dias Criativos poderiam representar, quem sabe, Seis Eras Geológicas, em vez de dias literais de vinte quatro horas(como temos hoje). Mas outros insistem em que essa interpretação é errada e que o mundo realmente foi criado por volta do ano 4000 AC, como se deduz do Relato Bíblico, somando-se as idades dos patriarcas.
Entretanto, independente das questões de tempo da Criação (dias geológicos ou dias normais), o que está em evidência nesse ponto da pesquisa é o Criacionismo. Reforçando as hipóteses eevidencias criacionistas, o Dr. Etheridge, do Museu Britânico argumenta:
Deus fez cada criatura dentro da sua espécie podendo desenvolver raças (variedade dentro de uma espécie). Por exemplo: a espécie humana esta dividida em três famílias da qual originou todas as raças humanas, a partir dos Beney Noach (Filhos de Noé) - cf. Gn. 9.25-27 -. Cam (Cão) deu origem às raças africanas, chamadas caanitas.Shem (Sem) deu origem a raça semita, aos povos do Oriente Médio entre os quais: judeus e árabes fazem parte. Yefet (Jafé) deu origem aos jafetitas que povoaram a Europa, Ásia e América.
1.2. O Ser Humano como Coroa da Criação
Os Teólogos explicam a Natureza do Gênero Humano pela referência à Linguagem Bíblica. Por exemplo: Deus criou Adão do pó da terra – em hebraico ‘adamah -, e Eva do corpode Adão, separados de si mesmo e dos animais previamente criados (Gn 1-2). Além do mais, os seres humanos são parte da natureza como a mais alta criação de Deus, ainda que distintos da natureza criada à Imagem de Deus.
Os termos usados ao longo do Antigo Testamento e do Novo Testamento indicam que, algumas vezes, a palavra “homem” - s em grego inclui os gêneros masculino e feminino, edistinguem os seres humanos do próprio Deus, dos anjos e dos animais. Todas as pessoas descenderam de Adão e Eva e, portanto, todos são de uma raça humana criada por Deus no Sexto Dia Criativo.
Com isto, em alguns tópicos dessa Pesquisa, o termo homem, não será especificamente usado para pessoa do gênero masculino, mas também, para ambos os gêneros e para designar humanidade de um modo geral.
ACriação do homem foi díspar de todos os outros seres viventes. Gênesis 2:7 diz “então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.
O homem foi formado do pó da terra do termo Hebraico (‘adamah) raiz de onde vem o nome Adão que significa “barro”. Como um ser material o homem faz parte deste mundo porque éconstituído dele.
O homem não é somente matéria, o texto bíblico fala que Deus soprou nas suas narinas “o fôlego de vida” do hebraico (nishemat). Só depois que Deus deu o fôlego de vida é que ele tornou-se “alma vivente”.
Os versos de Gênesis 1:20; 21; 24 e 30 mostram que ter o fôlego de vida não foi exclusividade do homem, uma vez que nestes versos encontramos que outras criaturas também são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • criacionismo
  • criacionismo
  • criacionismo
  • Criacionismo
  • Criacionismo
  • criacionismo
  • Criacionismo
  • Criacionismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!