A Aventura de Niesztche pelo Romantismo Alemao

Páginas: 3 (666 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2014
Introdução

Falar sobre Friedrich Nietzsche (1844-1900) é uma tarefa assustadora e, ao mesmo tempo, instigante. Analisar o trabalho deste filósofo alemão é mergulhar num labirinto de pensamentosque nos atrai para, ao que parece à primeira vista, um poço sem limites. No entanto, é dentro desta tarefa recompensadora e ao mesmo tempo árdua (aqui poderia dizer que já neste esforço aparece pelaprimeira vez as manifestações dionisíacas e apolíneas) que vou me debruçar.

Nietzsche em seu delírio filosófico, nos mostra como se construiu a cultura ocidental, analisando a arte dos gregos que,para ele, se manifesta através dos princípios apolíneo e dionisíaco. Nesta convulsão de pensamentos, Nietzsche demonstra como a cultura ocidental tomou por base esta idéia e como ele próprio se viuenvolvido com os idealistas do romantismo alemão, que por sua vez, têm por base, o pensamento platônico (apolíneo) que se desencadeou no pensamento cristão de sua época.

A partir daí, Nietzsche se viracontra Sócrates e, acredita, em um primeiro momento, que a arte realmente se eleva em um pensamento puro inalcançável pelo homem e se manifesta, na realidade, como uma cópia imperfeita destepensamento. Aqui, demonstra Nietzsche, o idealismo de Platão contra o racionalismo de Sócrates que buscava, então, uma razão para a arte grega. Para a tragédia.

Apesar desta primeira aproximação, o filósofoalemão entra em choque mais tarde, porém, com este romantismo alemão e passa a atacá-lo com todas as suas forças. O romantismo passou de um caso de amor ao de desafeto. Nietzsche compreendera que arealidade, a vida, só vale a pena enquanto é vivida. Ele passa a acreditar que o real pode ser demonstrado através da força dionisíaca.
Aqui, tentarei demonstrar como Nietzsche se viu às voltas com oromantismo alemão e como ele se viu afastado desta corrente de pensamento. Para tanto, mergulharei no olho do furacão e, com espírito investigador, tentarei desvendar a força dionisíaca que sai de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • romantismo alemão
  • Romantismo Alemão
  • Romantismo alemão
  • Fernando Pessoa e o Romantismo Alemão
  • Alemão
  • Alemão
  • alemão
  • alemao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!