A avaliação no contexto escolar na 2ª série

Páginas: 31 (7741 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR NA 2ª
SÉRIE “D”


Claudia Regina Costa Ribeiro
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso/Pedagogia – Filosofia Geral da Educação
Turma PED 5271
12/11/10


RESUMO
A avaliação hoje é uma das grandes preocupações dos educadores. Muitos buscam com as mudanças necessárias para a melhoria da educação.
Sendo o sistema educacional,parte integrante de uma nova Organização Social e Política, podemos dizer então que as concepções de avaliação presentes nas escolas refletem o contexto histórico e as opções políticas da sociedade onde as mesmas estão inseridas.
Este trabalho nos mostra as diversas concepções de avaliação elaboradas pelos estudiosos do tema, cujos pressupostos teóricos estão distribuídos nas seguintes tópicos:a) O que é avaliação, b) Finalidades da avaliação, c) Instrumentos de avaliação, d) A escola e a avaliação e) A avaliação da aprendizagem.
Finalmente, baseados nos subsídios teóricos mais avançados é que surgiram novos caminhos de avaliação vista sob ótica da concepção de uma avaliação escolar numa perspectiva crítica e transformadora que vem sendo construída no cenário da educação e para qualcertamente cada um de nós dará sua contribuição.


Palavras – Chave: O que é avaliação, Finalidades da Avaliação, Instrumentos de avaliação, A escola e a avaliação, Avaliação de aprendizagem.


INTRODUÇÃO
A escola é um dos espaços que mais sofrem as conseqüências das mudanças que ocorrem na sociedade. A................que as escolas devem rejuvenescer seus objetivos e processos de trabalhotidos como defasados em relação as demandas do mercado. Espera-se que respondam com prontidão aos desafios impostos pelos novos contextos sociais, que implicam mudanças paradigmáticas na forma de ensinar, aprender, avaliar. Mesmo concordando com essas promessas, não podemos abster-nos de examinar com mais rigor essas idéias, de modo a superar análises apressadas e superficiais dos fenômenos sociaisem geral e dos educativos em particular.
Dada a multiplicidade de feições dos problemas educacionais que somos desafiados a enfrentar e a pressão para fazê-lo de pronto, ............. via processos de avaliação externa, temos tido dificuldades para refletir sobre a pertinência desses processos e mais ainda sobre a eficácia das alternativas indicadas como solução. Muitas delas nos confundem efazem pensar que, quanto mais mudanças são instituídas, mais os problemas educacionais aparecem não-resolvidos.
O distanciamento dos órgãos emissores das políticas centrais não impede que atores e organismo sociais construam resistências que tem possibilitado conquistas significativas, ao desacelerar a volúpia da implantação do paradigma avaliatório, permitindo a reorganização de forças, anegociação de novos pactos e a recuperação por parte dos setores progressistas de alguma governabilidade sobre a situação (Freitas, 2002; Dias Sobrinho, 2005).
A motivação intrínseca para estimular ações de alunos, docentes e instituições, com vistas à superação de seus próprios escores, continua cedendo lugar, via de regras, a estímulos extrínsecos, de natureza pontual, sem que para isso se levem em contaas motivações e os interesses a que atendem. Assim, os novos paradigmas permanecem perpassados por lógicas em contextos que demandam mudanças com vistas a outro futuro.
Portanto, a escolha pelo tema “A avaliação no contexto escolar” foi feita pelo fato da necessidade de se compreender como trabalhar essa avaliação de maneira a contribuir com a construção do processo de aprendizagem de formasignificativa e, a partir da falhas, erros, incompletudes observadas em conjunto com sobre o aluno e não apenas o julgamento sobre o aluno feito somente pelo professor. Essa dimensão participava de construção conjunta da avaliação é fundamental numa perspectiva de mudança de mentalidade de reestruturação das relações do poder na escola.

AVALIAÇÃO
Ano 2000 A.C.: Serviço Civil de exames de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação de lingua portuguesa 2ª série
  • A avaliação no contexto escolar
  • AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
  • Avaliação no contexto escolar
  • Avaliação escolar nas séries iniciais do ensino fundamental
  • A IMPORTANCIA DA LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
  • Teorias da administrativas 2ª série
  • Desafio 2ª Série

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!