A avaliação na educação infantil em uma escola pública

Páginas: 29 (7027 palavras) Publicado: 29 de março de 2012
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 6
2 A EDUCAÇÃO INFANITL E SEUS PROCESSOS AVALIATIVOS 10
3 METODOLOGIA 19
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS 28
APÊNDICES – QUESTIONÁRIO PARA SUPERVISORA 30
APÊNDICES – QUESTIONÁRIO PARA PROFESSORES 31
APÊNDICES – QUESTIONÁRIO PARA GESTORES

1 Introdução

Este Trabalho fez parte de uma pesquisa realizada sobre a Avaliação na Educação Infantil em uma escolapública.
A avaliação sempre esteve no cotidiano de cada um, de maneira espontânea ou informal. Com grande intensidade e com significados particulares, esteve incorporada no cotidiano dos professores e estudantes de forma tão intensa, que foi considerada um patrimônio das instituições educativas.
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, em seu caráter formativo teve a função deconstruir inúmeros elementos para o desenvolvimento da criança de zero a cinco anos.
As instituições educativas e os educadores que trabalharam com esta modalidade de educação, tiveram de conhecer e compreender os diferentes fatores que contribuíram para o pleno desenvolvimento das crianças. Então a avaliação surgiu como um subsídio para que o professor compreendesse melhor o desenvolvimento dacriança, acompanhando gradativamente o seu crescimento cognitivo, social e afetivo, observando e registrando todas as etapas percorridas. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional deixa bem claro que na Educação Infantil a avaliação não tem o objetivo de promoção e que deve ser realizada mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança. Baseando-se nisto foi que se inicioua pesquisa.
Pois sabendo que as escolas de nosso município têm diferentes procedimentos para avaliar seus alunos, buscou-se verificar de que forma era realizada a avaliação em uma determinada Escola de educação Infantil da rede pública municipal.
A análise das diferentes formas de avaliar foi buscada através de:

• Comparações dos diferentes instrumentos de avaliação utilizados pelosprofessores da escola.
• Identificação da forma de participação dos pais no processo de avaliação dos filhos.
• Utilização das formas de transmissão aos educandos sobre os progressos e os aspectos a melhorar.
• Diagnóstico da importância da avaliação dentro do ambiente escolar.
A pesquisa subsidiou um conhecimento amplo e contínuo sobre a avaliação e o surgimento deste processo em Educação Infantilfoi questionado em termos de sua intencionalidade básica.
Os processos de avaliação surgiram paralelamente à maior preocupação com essa instância educativa, em termos de políticas educacionais no Brasil a partir dos anos 70, conquistando na Constituição de 1988 o reconhecimento da educação em creches e pré-escolas como um direito da criança e um dever do estado.
Posteriormente a Lei deDiretrizes e Bases da Educação sancionada em dezembro de 1996, fez referência à avaliação na Educação Infantil e tornou-a parte importante no processo de acompanhamento da criança.
Atualmente a avaliação na Educação Infantil é compreendida como um elemento que remete tanto ao processo de ensino, pois a mesma exige uma avaliação dinâmica, que leve em conta a realidade da criança com suas nuances, arealidade das instituições de ensino e seu contexto sociocultural.
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil orientou prioritariamente para o reajuste de ação do educador, do projeto educativo e para o acompanhamento do modo como se desenvolve a criança.
A avaliação na Educação infantil serviu à criança a medida que permitiu o acompanhamento de suas conquistas, suas dificuldades esuas possibilidades. Pois ela não foi um produto final em que se verificou o que a criança conquistou, mas um processo de aprendizagem onde a criança mostrou sua compreensão do mundo e as relações que estabeleceu com ele.
Conforme Hoffmann (2000):
Cada etapa da vida da criança é altamente significativa e precede as novas conquistas. Assim, ela estará sempre no seu melhor momento, enquanto ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A avaliação no ensino de educação física na escola pública
  • Avaliação desccritiva educação infantil
  • Avaliação na educação infantil
  • Os desafios da avaliação na educação infantil
  • Avaliação na educação infantil
  • Avaliação na educação infantil
  • A importancia da avaliação na educação infantil
  • Avaliação na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!