A avaliação do processo de ensino-aprendizagem na escola

Páginas: 7 (1690 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2012
A AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA

Ana Luiza Schwerz
Professora Tutora Fabiana de Melo Giacomini Garcez
Centro Universitário Leonardo da Vinci- Uniasselvi
Licenciatura/ Pedagogia (PED 0312)
07/07/2012


RESUMO

A avaliação da aprendizagem escolar se faz presente em todas as instituições de ensino. É uma tarefa didática necessária e constante da práticaeducativa. Cabe a escola, a tarefa de promover o ensino e a aprendizagem de determinados conteúdos de maneira eficaz na formação dos seus alunos. Dessa forma, a escola deve responder aos pais por essa responsabilidade. Com isso, a avaliação através de notas, conceitos, aprovações e reprovações, fazem parte das decisões que o professor precisa tomar para responder as necessidades de um testemunho oficial esocial do aproveitamento do aluno.

Palavras-Chave: Avaliação. Aprendizagem. Professor.


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho enfoca a avaliação de aprendizagem no contexto escolar. Com a compreensão do tema proposto, pretende-se um conhecimento mais aprofundado sobre a avaliação escolar e como vem sendo praticada no dia a dia nas escolas.

Busca-se, através deste trabalho, descrever a práticada avaliação como um componente do processo de ensino, no qual o mesmo só se completa com a possibilidade de apontar o caminho mais adequado para a construção e qualificação dos resultados.

No último momento do trabalho com a descrição da prática simulada feita com a turma do 5 ano do ensino fundamental, com objetivo de despertar a conscientização a respeito do meio ambiente e a importânciada sua preservação. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de levantar dificuldades e reorientar o trabalho pedagógico.



2 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

A prática da avaliação nas escolas tem sido criticada para reduzir-se à sua função do controle, mediante a qual se faz umaclassificação quantitativa dos alunos relativa às notas que obtiveram nas provas. Para tanto, formulam provas, testes, que possam ser utilizados como instrumentos por meio do qual o professor, solicitados alunos a manifestação de condutas esperadas através do qual, os mesmos possam expressar seus entendimentos e conteúdos ensinados.

Percebe-se que não são muitos ingredientes que se fazempresentes na elaboração do instrumento de avaliação. Assim elaborados, esses instrumentos são aplicados aos alunos, e estes por sua vez respondem o que foi solicitado. Porém, muitas vezes os alunos não conseguem entender o que professor pediu, e pedem socorro ao mesmo e geralmente recebem a resposta “hoje é dia de prova não posso dizer nada”.

Essa prática de avaliação impossibilita ao aluno de tomarconsciência de sua situação em termos de aprendizagem.

A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Sendo que, ela não apenas se resume à realização de provas e atribuição de notas, ‘’[...] a avaliação, assim, cumpre funções pedagógico-didáticas, de diagnóstico e de controle emrelação as quais se recorre a instrumentos de verificação do rendimento escolar. (LIBANÊO, 1994, p. 195).

Diante dessa perspectiva, Rodrigues (1985, p.94) sugere repensar o conceito de ensinar e de avaliar:

O próprio conceito de avaliação escolar tem de ser repensado, pois, a metodologia tradicional assume uma postura de que ensinar é apenas um ato de passagem deconhecimentos transformando a avaliação em quantificação de conteúdos aprendidos. Quem é avaliado, é o educando, ao qual se atribui uma caracterização em função de sua capacidade de apreensão do saber transmitido.

Assim, o professor decide criar algumas dificuldades a mais nas provas, tendo em vista seu poder autoritário e hierarquia estabelecida pela escola.

Segundo Hoffmann (1993, p. 28), “A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação do processo ensino aprendizagem
  • A avaliação e o processo de ensino aprendizagem
  • Avaliação do processo ensino aprendizagem
  • Avaliação do processo de ensino e aprendizagem
  • avaliação do processo de ensino aprendizagem
  • “A avaliação no processo de ensino aprendizagem”
  • Avaliação do processo ensino-aprendizagem
  • AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!