A avaliação da educação superior no Brasil

Páginas: 34 (8261 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
A avaliação da educação superior no Brasil
desafios e perspectivas

Robinson Moreira Tenório
Maria Antonia Brandão de Andrade
SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros

LORDÊLO, JAC., and DAZZANI, MV., orgs. Avaliação educacional: desatando e reatando nós [online]. Salvador: EDUFBA, 2009. 349 p. ISBN 978-85-232-0654-3. Available from SciELO Books<http://books.scielo.org>.


All the contents of this chapter, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.
Todo o conteúdo deste capítulo, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não adaptada.
Todo el contenido de estecapítulo, excepto donde se indique lo contrario, está bajo licencia de la licencia Creative Commons Reconocimento-NoComercial-CompartirIgual 3.0 Unported.
A avaliação da educação superior no Brasil:
desafios e perspectivas
Robinson Moreira Tenório (ufba)
Maria Antonia Brandão de Andrade (ufba, capes, cnpq)
introdução
9741922627155As transformações sociais e políticas provocadas pela globalizaçãotêm exigido das instituições novos modelos de gestão, frente às tendências atuais da educação que têm legitimado as políticas neoliberais, não apenas devido à abertura econômica, mas sobretudo com a finalidade de identificar métodos e programas eficazes para dar conta dos novos desafios no cenário mundial, a exemplo dos critérios que servem de padrões de mensuração de desempenho para asorganizações. Nesse processo, a avaliação tem se aperfeiçoado ao longo da história como um princípio básico de regulação do Estado e como ferramenta de gestão da qualidade na sociedade moderna, seja nos setores públicos ou privados, contribuindo para a melhoria dos programas e influenciando as transformações e definições de políticas, práticas e decisões ao longo da história.
Historicamente, a expansão dapesquisa social aplicada e a busca da alocação e melhoria dos serviços militares, a preocupação com os programas de qualificação profissional, planejamento familiar e desenvolvimento comunitário, vão ampliar os estudos voltados para a “pesquisa de avaliação”, sobretudo na década de 1950 e no início da década de 1960. Como disciplina, a avaliação atinge seu apogeu no final dos anos 60 e início dosanos 70, com estágio de amadurecimento nos anos 80, quando foram observados os seguintes passos para tal processo: a) necessidade de especialistas qualificados em avaliação; b) desenvolvimento de um conteúdo próprio e exclusivo da avaliação; c) desenvolvimento de cursos formais para preparar avaliadores; d) oportunidades estáveis de fazer carreira;
e) institucionalização da função de avaliação; f)procedimentos para licenciar avaliadores; g) criação de entidades de classe dos avaliadores;
critérios para fazer parte das entidades de classe dos avaliadores;
influência de entidades de classe sobre os cursos de preparação do avaliador; j) definição de padrões para a prática de avaliação.
(WORTHEN; SANDERS; FITZPATRICk, 2004)
No campo educacional, as novas diretrizes do século XX einício do século XXI têm sedimentado um novo perfil de gestão, sobretudo nas organizações universitárias, no qual está presente um conjunto de características, dentre as quais, a flexibilidade, a agilidade, a eficiência, a eficácia, a relevância e a produtividade. A universidade é vista não apenas como um centro de formação de saberes e produção de conhecimento, mas como aquela que atende aos princípiosbásicos da modernidade, seja no que se refere às relações de trabalho, ou à prestação de serviços à sociedade.
No âmbito da educação superior, a avaliação tem sido estimulada, através de ações diretas dos governos com a criação de agências nacionais de avaliação para dar conta da expansão, diversificação desse nível de ensino. Por outro lado, tenta dar conta da importação de culturas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Políticas da Avaliação da Educação Superior no Brasil
  • Avaliação da Educação Superior e a política socioeconômica do Brasil
  • a origem da educação superior no brasil
  • Democratização da educação superior no brasil
  • sistema de avaliação de educação no Brasil
  • Resenha critica sobre avaliação e aprendizagem na educação superior.
  • Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior
  • A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!