A avaliação da aprendizagem escolar

Páginas: 13 (3045 palavras) Publicado: 25 de abril de 2013
FACNORTE – FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA



A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO CONSTRUTIVO DE UM NOVO MODO

BEZERROS, 11 DE MAIO DE 2013.
FACNORTE – FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA



A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO CONSTRUTIVO DE UM NOVO MODO
TRABALHO DE APROVEITAMENTO DADISCIPLINA AVALIAÇÃO DAS DIVERSAS FORMAS DE APRENDIZAGEM DO CURSO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E MULTIDISCIPLINARIDADE SOB A ORIENTAÇÃO DA MESTRA FABIANA ALMEIDA ARAÚJO DA ALUNA REJANE RODRIGUES DE LIMA JERÔNIMO.



BEZERROS, 11 DE MAIO DE 2013.
SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------ 05
2- ORIGEM DA AVALIAÇÃO--------------------------------------------------------- 06
3- EVOLUÇÕES EM AVALIAÇÃO -------------------------------------------------- 07
4- FUNÇÕES DO PROCESSO AVALIATIVO -------------------------------------- 08
5- OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO ---------------------------------------------------- 09
6- MODELO TRADICIONAL DE AVALIAÇÃO VERSUS MODELO MAIS ADEQUADO-------------------------------------------------------------------------- 10
7- A VALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO CONSTRUTIVO DE UM NOVO MODO -------------------------------------------------------------- 11
8- CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------- 12

1-INTRODUÇÃO

A avaliação da aprendizagem era visto como processo seletivo no século
XVI comodiagnosticar se o aluno aprendeu ou não aprendeu. Esse modelo seletivo perdurou do século XVI ao século XX na educação ocidental. Qualquer função da avaliação é garantir o sucesso em qualquer lugar, na empresa, na vida cotidiana, na família, nesse sentido todos nós apostamos no sucesso e a avliação é nossa parceira nesse sentido ela produz a efeitos positivos mas porque ela é um diagnóstico quesinaliza os resultados que você obteve se são satisfatórios ou não satisfatórios. Ela sinaliza se se nós atingimos o desejado ou não.
A avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem e ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos. Segundo Perrenoud (2001), a avaliação daaprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos. Na avaliação da aprendizagem, o educador não deve permitir que os resultados das provas periódicas geralmente de caráter classificatório, sejam super valorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico. O educador, quetrabalha numa dinâmica interativa, tem noção, ao longo de todo ano, da participação e produtividade de cada aluno. Se faz necessário que a prova é somente uma formalidade do sistema escolar. Como em geral, a avaliação formal é datada e obrigatória, deve-se ter inúmeros cuidados em sua elaboração, modo de aplicação e correção.
A avaliação, tal como concebida e vivenciada na maioria das escolas emnosso país, tem se constituído no principal mecanismo de sustentação da lógica de organização do trabalho escolar e, portanto, legitimador do fracasso, ocupando mesmo o papel central nas relações que estabelecem entre si os profissionais da educação, alunos e pais.

2-ORIGEM DA AVALIAÇÃO
Avaliar vem do latim a + valere, que significa atribuir valor e mérito ao objeto em estudo. Portanto,avaliar é atribuir um juízo de valor sobre a propriedade de um processo para a aferição da qualidade do seu resultado, porém, a compreensão do processo de avaliação do processo ensino/aprendizagem tem sido pautada pela lógica da mensuração, isto é, associa-se o ato de avaliar ao de “medir” os conhecimentos adquiridos pelos alunos.
A avaliação tem sido estudada desde o início do século XX, porém,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Curriculo escolar e avaliação da aprendizagem
  • Resenha
  • Avaliação da aprendizagem escolar
  • Resenha
  • Avaliação da aprendizagem Escolar
  • avaliação da aprendizagem escolar
  • avaliaçao da aprendizagem escolar celso antunes
  • A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E O FRACASSO ESCOLAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!