A auto regulação emocional

Páginas: 2 (337 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
A AUTO-REGULAÇÃO EMOCIONAL

O desenvolvimento emocional durante a infância implica avançar no controle e na regulação das próprias emoções.
Durante os primeiros anos, os adultos procuram regular emodificar esses estados emocionais do bebê. Quando se tornam maiores, as crianças aprendem a avaliar, a regular e a modificar, quando necessário, seus próprios estados emocionais.
Antes dos seisanos existem certos indícios de controle emocional. As crianças são capazes de esconder os próprios sentimentos dos outros, modificando a expressão de conduta externa. Elas são capazes de esconder ospróprios sentimentos dos demais mediante a modificação da expressão de conduta externa. Sabem também que alterar a aparência externa não implica a modificação do estado emocional interno.
Desde os quatroou cinco anos é possível observar a utilização de certas estratégias para modificar um estado emocional não-desejado. Seria algo diferente da condição momentânea, uma alternativa que venha associadauma emoção positiva.
A partir dos seis ou sete anos as crianças começam a ser conscientes de que as emoções podem ser dissipadas se deixarem de pensar no acontecimento que as provocou ou se ocuparema mente com pensamentos ou atividades alternativas.
As crianças pedem ajuda a outras pessoas quando são abordadas por emoções negativas. Até os seis ou sete anos os pais são a principal fonte deapoio em situações difíceis.

COMENTÁRIO:

O desenvolvimento do controle emocional é muito importante e ajuda a regular as emoções das crianças. Esse fato marca a transição de uma fase em que, ascrianças se tornam mais autônomas, mas ao mesmo tempo precisam do apoio de pessoas mais velhas, como os pais e amigos, em situações difíceis.
A partir desse controle emocional, as crianças se tornammais conscientes e procuram outras atividades que ocupem a cabeça quando sentem uma emoção negativa. Esse ponto é muito interessante, pois quando pequenas as crianças insistem até “conseguirem” o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • regulação emocional
  • Regulação Emocional na Atividade Física
  • Prognosticar e Auto-regulação da Aprendizagen
  • auto-regulação da pressão arterial
  • Auto regulação de filtragem glomerular
  • Auto regulação, auto eficácia funcional e disfuncional
  • O impacto emocional da mastectomia na auto estima
  • Como promover a a auto-regulação no processo de supervisão pedagógica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!