A ausencia de práticas formalizadas de recursos humanos nas organizaçãos contribui para a alta rotatividade de pessoal?

Páginas: 19 (4698 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
[pic]

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Unidade São Gabriel
Curso de Administração

A AUSENCIA DE PRÁTICAS FORMALIZADAS DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÃOS CONTRIBUI PARA A ALTA ROTATIVIDADE DE PESSOAL?

Camila Fernanda Rocha dos Santos

Belo Horizonte
2010
INTRODUÇÃO

Esta pesquisa visa fornecer informações á cerca da empresa SEGMINAS LOGÍSTICA COMERCIALLTDA, identificar os processos e práticas falhas e oferecer ferramentas á fim de alcançar os objetivos propostos.
Após a aplicação e acompanhamento das propostas mais adequadas para a correção dos desvios ou falhas praticadas, espera-se como resultado uma melhoria ou até mesmo a inserção do setor de recursos humanos na empresa a fim de minimizar ou até mesmo erradicar o turn overexistente. Espera-se também motivar os colaboradores, tornar o ambiente mais agradável e acompanhar o histórico de cada um para à partir da elaboração do plano de cargo e salários seja possível dar oportunidade de crescimento aos funcionários (caso o mesmo atenda as necessidades da nova função) e para que o mesmo sinta o reconhecimento profissional por parte da empresa.

1) PROBLEMA

Aausência de práticas formalizadas de recursos humanos gera alta rotatividade de pessoal?

 
2) HIPÓTESE

Sim, pois a falta de praticas formalizadas pode contribuir para alta rotatividade de pessoal. Uma organização que possui plano de cargos e salário, políticas de reconhecimento, plano de carreira é mais passível de sucesso com os colaboradores. Um programa de recrutamento e seleçãobem organizado encontrará um profissional bem mais capacitado para vaga do que um colaborador admitido simplesmente por “indicação”.

3) OBJETIVO GERAL

Demonstrar a relação entre Turn Over e ausência de práticas de recursos humanos formalizadas no processo de gestão de pessoas de uma empresa.

4) OBJETIVOS ESPECIFICOS

Identificar ferramentas que possibilitem diminuirTurn Over e maximinizar os resultados positivos da administração de pessoal em conjunto com os outros setores.

Descrever metodologias e instrumentos de gestão de RH específicos para minimizar Turn Over.

Discutir os aspectos que envolvem uma gestão estruturada de RH.

Apresentar os aspectos conceituais que envolvem a rotatividade de pessoal.

5) JUSTIFICATIVAÉ importante estudar o tema proposto, pois a má administração de recursos humanos pode gerar muitos prejuízos á empresas como gastos com admissão/ demissão, treinamento, deslocamento e demais investimentos desnecessários que podem ser re-alocados á outras necessidades. O principal ativo de uma empresa sem duvidas é a sua força de trabalho. É necessária uma boa Gestão de Pessoas para que oscolaboradores se disponham a trabalhar em prol da empresa para alcançar os objetivos por ela estabelecidos. Em contrapartida os colaboradores esperam receber salários justos com sua função e benefícios que o façam realizar cada vez melhor suas tarefas estabelecidas.
O projeto que será elaborado deve colaborar para identificar e criar mecanismos que possam diminuir e/ou erradicar o turn overcontribuindo para o melhor funcionamento da organização.
Apesar de estar inserida na empresa estudada e conhecer alguns dos motivos que levam a alta rotatividade acredito que seja um grande desafio identificar todas as falhas e possibilidades para resolver o problema.

6) CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

Nome da empresa: Segminas Logística Comercial Ltda
Ramo de atividade: Locação einstalação de alarmes, aparelhos de telecomunicações, acessórios e equipamentos de rastreamento e monitoramento.
Forma jurídica: Sociedade limitada
Localização: Rua Turquesa, 242 – Prado, em Belo Horizonte – Minas Gerais
Razão social: Segminas Logística Comercial Ltda
Nome pelo qual é mais conhecida: SEGMINAS
Data de Constituição: 20/02/2003
Capital subscrito: R$ 100.000,00 (Cem mil reais)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como as empresas encaram a alta rotatividade de pessoal
  • Recursos humanos de uma organização
  • Administração de recursos humanos
  • Pratica de recursos humanos
  • Práticas de recursos humanos na ibm
  • Pratica em gestão de recursos humanos
  • Praticas De Recursos Humanos
  • Políticas e Práticas de Recursos Humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!