A Aulularia/Plauto (e seu legado: O Santo e a Porca / Ariano Suassuna e O Avarento / Molière)

2857 palavras 12 páginas
INTRODUÇÃO

Em Aulularia Plauto aborda com muita inteligência, nuances irônicas e muito bom humor, a questão do homem dominado pela avareza. Dominação essa extremamente doentia, característica de uma mente louca. É a história de Euclião: homem simples, que descobre a existência de uma panela (marmita) cheia de ouro, herança de seu avô, que a deixou escondida. Essa descoberta se deu com o auxílio do deus Lar da Família, que recebia oferendas de Fedra, filha de Euclião. No decorrer da trama, os diversos diálogos que acontecem, confirmam a característica doentia, avara desse personagem de Plauto.
A Aulularia também serviu de modelo a diversos escritores: como alguns bons exemplos, temos a comédia de Molière (L’avare – O avarento - 1667) e, entre a atualidade, a de Ariano Suassuna (O Santo e a Porca- 1964). Plauto também plantou uma das sementes que tornou o teatro, sagrado; sendo assim, “o teatro será então por completo, litúrgico e sagrado, sem nenhuma tragédia e sem nenhuma comédia, porque o homem se integrará na natureza ou levará a natureza ao nível do seu próprio espírito; será o teatro da fantasia, do sopro lírico, da pura dança, do louvor a Deus e da oferta a Deus, do esplendor que inundará as almas, depois do longo, do penoso, do quase desesperado caminhar”. (AGOSTINHO DA SILVA – A comédia latina)

1.1 Diferentes gêneros: características do teatro romano

A Comédia Nova desenvolveu-se em Roma ao longo dos séculos III e II a.C., assim que se inicia o período literário romano, por volta de 240, por uma tradução de Odisseia, feita pelo ex-escravo Lívio Andrônaco, originado de Tarento, ex-colônia Grega. Assim, esse período acompanhou toda a ascensão da popularidade da Literatura Grega escrita em latim e os festivais assistidos pelo público. As apresentações eram dramáticas, financiadas pelo Estado, aconteciam anualmente e honravam a deuses específicos. Os romanos, antes de adotarem um gênero, procuraram afastar qualquer traço político ou religioso. As

Relacionados

  • Ariano Suassuna
    35778 palavras | 144 páginas