A auditoria e sua relação com o crescimento econômico e social do país.

Páginas: 7 (1604 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2014

Título: A auditoria e sua relação com o crescimento econômico e social do país.
Aluno: Leonardo Ferreira Koscky
Disciplina: Auditoria
Turma: BBAUEAD T0007 1210
Introdução

“A Auditoria Contábil tem como função a manifestação de uma opinião sobre as Demonstrações Contábeis da organização, e foi criada para fornecer informações seguras, transparentes e relevantes para o desenvolvimento dasatividades da empresa, com a intenção de fornecer uma opinião imparcial, fundamentada em normas, princípios e testes realizados, garantindo a continuidade da entidade. O exame de Auditoria em uma organização deve seguir normas e observar se as informações evidenciadas por documentos, livros, registros estão corretas, oferecendo orientações e também dando a conhecer a realidade da empresa.”(MENEGUSSI, Elires Marinho de Melo; IANESKO, José Augusto, 2007).

Como já estudamos nos módulos anteriores, a Auditoria é de fundamental importância para as empresas, onde fornece um relato transparente e seguro sobre a atual situação da mesma.

Mas como a auditoria poderia ajudar no desenvolvimento social e econômico do país?

Hoje em dia, o trabalho da auditoria tem sido fiscalizado eregulamentado com mais rigor, em função de problemas apresentados no passado devido à incorreta mensuração acerca da crise mundial de 2008. Para que se resguarde o trabalho transparente e confiável dos auditores, várias leis e regulamentações foram lançadas, o que cria um ambiente mais seguro e que permite planejar o futuro da atividade no país.

Apesar de sua freqüente utilização nos sistemasfinanceiros das empresas, hoje existem também auditorias voltadas para o meio ambiente, fiscalizando os meios energéticos e as normas ambientais criadas para as empresas, tais como a ISO.

Este trabalho tem como objetivo, tentar explanar acerca de como a auditoria pode ajudar no crescimento econômico do país e em seu desenvolvimento social.

Contribuição da auditoria para o desenvolvimento social eeconômico

“A origem dos problemas lá está em empréstimos imobiliários concedidos a mutuários em condições incompatíveis com sua capacidade de pagamento. A demora em verificar os detalhes dos créditos permitiu um crescimento exponencial dessas operações sem lastro real.” (TROSTER, Roberto Luis, 2008).

Em 2008, vimos os Estados Unidos se afundarem em uma crise interna devido à uma “bolha”creditícia sem lastro, que culminou em uma crise mundial afetando diversos países e também a credibilidade dos serviços de auditoria.

Mas como uma crise econômica pode abalar a auditoria? Pelo simples fato desta não ter percebido ou apontado com antecedência a catástrofe financeira que viria, a começar pelo Lehman Brothers. A bolha de crédito foi crescendo, devido aos empréstimos efetuadospraticamente sem garantias aos mutuários. O valor destes empréstimos foi crescendo e quando a crise veio a tona, descobriu-se que o crédito oferecido não tinha lastro, ou seja, estava acima da capacidade do sistema financeiro bancar. Daí veio a pergunta... mas e a auditoria? Não sabiam ou não tinham acesso aos balanços dos bancos envolvidos? O resultado disto foi a grande instabilidade econômica mundial,que serviu para a construção de novas instruções e aplicação com mais rigor de antigas leis e condutas financeiras.

Desta feita, podemos ver a íntima ligação entre a auditoria e a economia de um país e qual a conseqüência de uma auditoria fraudulenta ou mal feita.

Através das novas regulamentações, cria-se a expectativa de uma auditoria mais confiável, onde com seu relatório da situação daempresa, pode apontar o correto caminho e levar ao crescimento destas, ajudando assim no crescimento econômico do país, que contaria com empresas corretamente auditadas e com credibilidade no mercado, inclusive internacional, facilitando assim, por exemplo, as exportações.

As auditorias podem favorecer também o desenvolvimento social, através da fiscalização feita nos programas sociais das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História de Alagoas com relação ao crescimento do país
  • Déficit público no crescimento econômico de um país
  • A relação entre crescimento econômico e meio ambiente
  • Desenvolvimento e crescimento econômico, deficit público no crescimento economico de um país
  • A importância social e econômica da auditoria no país
  • REGIME MILITAR: CRESCIMENTO ECONÔMICO X DESIGUALDADE SOCIAL
  • Pais em crescimento
  • Crescimento econômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!