A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

1106 palavras 5 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
A inclusão social já é uma realidade na educação atual, a partir do momento em que crianças e adolescentes considerados portadores de necessidades especiais estão sendo encaminhados às escolas regulares. Como exemplo dessa nova realidade, descrevo abaixo a experiência da professora Andréia Ruffo, do CEMEI Deputado João Herrmann Neto, em Campinas, a 96 quilômetros de São Paulo.
Andréia realizou o trabalho com a aluna Mariane Moreira de Lima, 4 anos, que tem deficiência intelectual, com o objetivo de que Mariane permaneça em sala com os demais colegas.
Por conhecer bem Mariane, Andréia percebeu que valorizar regras e combinados é um ótimo meio de evitar as saídas repentinas dela. Andréia também define diariamente com todos a programação do dia e os momentos de ir ao parque por exemplo, com o objetivo de que aos poucos a menina tome consciência de que precisa estar com o grupo. Apesar de Mariane ter seu próprio ritmo, houve muitos avanços com essas conversas.
Quando Mariane chegou ao CEMEI, em 2010, todos gostavam muito dela e achavam graça de suas estripulias, mas não a tratava como os demais. Por isso Andréia usou a estratégia de envolver a equipe da escola para que as regras continuem valendo mesmo se ela não está por perto. Hoje, se algum professor ou funcionário a vê passando nos corredores da escola, logo pede que volte para sala.
Andreia já tem também o auxílio dos colegas de sala que já entendem melhor a situação de Mariane, e a ajudam a integrar-se durante as atividades.

.

2 DESENVOLVIMENTO
É importante o professor conhecer cada aluno seu, saber de suas dificuldades e suas características especificas.
Procurar auxilio na sala de recursos onde poderá ter suporte e o apoio educacional complementar necessário

Relacionados

  • diversos
    5274 palavras | 22 páginas
  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
    54942 palavras | 220 páginas
  • 190312420141
    6778 palavras | 28 páginas
  • Produção de textos
    16246 palavras | 65 páginas