A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

1324 palavras 6 páginas
São Lourenço do Oeste
2014

KELI CRISTINA BAUER

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho apresentado as disciplinas de Educação à distância, Sociedade, Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais e Seminário da Prática I da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof(s). Fábio Luiz, Giane Albiazetti, Sandra Vedoato, Raquel Franco.

São Lourenço do Oeste
2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Partindo do princípio que a inclusão escolar visa acolher todas as pessoas sem distinção no sistema de ensino, ou seja, independente de cor, classe social e condições físicas.
De acordo com o Portal educação (2008), a inclusão busca a não exclusão escolar, propondo ações que garantam a acessibilidade do aluno com deficiência no ensino regular.
Segundo (Alves & Barbosa, 2006), determinados alunos, vêm sendo negados em suas matrículas dentro do ensino regular, por apresentarem condições diferenciadas. Sabe-se que a inclusão destes alunos seria de total importância, pois a convivência com crianças cognitivamente melhores, potencializa o desenvolvimento destas. Além de não ser mais do que cumprir a lei.
O município de Caçador / SC, traz relatos da prática e vivência inclusiva no ensino regular, de uma criança com Síndrome de Down de 07 anos na pré-escola, pois se tornou município-pólo ao programa educação inclusiva e vem trabalhando para fortalecer tal política desde 2003.
No início a professora permaneceu ansiosa, por estar “despreparada”, ou seja, sem experiência com alunos especiais. Antes de criar qualquer “Pré-conceito”, decidiu conhecer a aluna, encarar o desafio como se fosse uma aluna, como qualquer outra.
A adaptação foi bem sucedida. Tanto a aluna, quanto os demais alunos e seus pais foram receptivos ao novo. A

Relacionados

  • diversos
    5274 palavras | 22 páginas
  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
    54942 palavras | 220 páginas
  • 190312420141
    6778 palavras | 28 páginas
  • Produção de textos
    16246 palavras | 65 páginas