A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

321 palavras 2 páginas
QUESTÃO 1 – Letra (a): Explique o que é a reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais,

Reestruturação capitalista: A partir da década de 80 a classe trabalhadora sentiu um golpe significativo queredesenhou seu perfil. Uma gigantesca implantação de inovações tecnológicas possibilitou às fábricas uma diminuição considerável nos números de seus quadros de operários. Sofreram mais com tal mudança aqueles operários, homens e mulheres, cuja pouca capacitação os habilitava apenas aodesempenho de trabalhos braçais, trabalhos este que doravante seria atribuído às máquinas.

Além disso, nos anos 80 a indústria mundial retraiu-se não mais repetindo aquele crescimento que a caracterizara nas décadas anteriores. Somando-se estes fatores tivemos como conseqüência imediatao desemprego e frente a isso a instabilidade profissional daqueles que apesar de tudo conseguiram manter seus postos de trabalho, postos estes que agora era almejado por um número cada vez maior de pretendentes. Esta divisão da classe trabalhadora entre empregados e desempregadosminou a histórica unidade que ela possuía, e mesmo no meio daqueles trabalhadores que conseguiram permanecer em seus postos surgiu uma classe privilegiada nos postos de chefia que marcava uma diferença até econômica em relação aos trabalhadores dos cargos subalternos. Estes dois fatoresprovocaram um enfraquecimento do sindicalismo e subseqüentemente a diminuição da representação política das classes trabalhadoras.
A crise dos Estados nacionais, A conclusão da revolução burguesa no Brasil parecia abrir novas possibilidades tanto para a acumulação do capital,

Trabalho de Analise e desenvolvimento de sistema apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para aobtenção de média bimestral.

Orientador: Prof. Polyanna Gomes
Roberto Y. Nishimura
Luís Claudio Perini
Anderson GonçalvesDiamantina
2011

SUMÁRIO

1.

Relacionados

  • diversos
    5274 palavras | 22 páginas
  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
    54942 palavras | 220 páginas
  • 190312420141
    6778 palavras | 28 páginas
  • Produção de textos
    16246 palavras | 65 páginas