A ATUAÇÃO PEDAGOGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

1273 palavras 6 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA

GUSTAVO DE SOUZA PEREIRA

A ATUAÇÃO PEDAGOGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Curvelo

2014

GUSTAVO DE SOUZA PEREIRA

A ATUAÇÃO PEDAGOGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar Individual.

Professores: Fábio Luiz,Giane Albiazetti, Sandra Vedoato, Raquel Franco

Tutor de sala: Magda

Curvelo

2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho discorrerá sobre o processo de Educação Inclusiva e a atuação do docente nesse processo. O esforço pela inclusão social e escolar de pessoas com necessidades especiais no Brasil é a resposta para uma situação que perpetuava a segregação dessas pessoas e cerceava o seu pleno desenvolvimento. Até o início do século 21, o sistema educacional brasileiro abrigava dois tipos de serviços: a escola regular e a escola especial - ou o aluno frequentava uma, ou a outra. Na última década, nosso sistema escolar modificou-se com a proposta inclusiva e um único tipo de escola foi adotado: a regular, que acolhe todos os alunos, apresenta meios e recursos adequados e oferece apoio àqueles que encontram barreiras para a aprendizagem.

A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

Ensinar crianças e jovens com necessidades educacionais especiais (NEE) ainda é um desafio. Nos últimos dez anos, período em que a inclusão se tornou realidade, o que se viu foi a escola atendendo esse novo aluno ao mesmo tempo que aprendia a fazer isso. Hoje ainda são comuns casos de professores que recebem um ou mais alunos com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento (TGD) e se sentem sozinhos e sem apoio, recursos ou formação para

Relacionados

  • diversos
    5274 palavras | 22 páginas
  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
    54942 palavras | 220 páginas
  • 190312420141
    6778 palavras | 28 páginas
  • Produção de textos
    16246 palavras | 65 páginas