A ATUAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL EM ESCOLAS INCLUSIVAS

9003 palavras 37 páginas
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
PROJETO A VEZ DO MESTRE

A ATUAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL EM ESCOLAS INCLUSIVAS.

Por

Orientador

Rio de Janeiro, 2???

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
PROJETO A VEZ DO MESTRE

A ATUAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL EM ESCOLAS INCLUSIVAS.

Apresentação de monografia à Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Orientação educacional e Pedagógica.

Por:.

AGRADECIMENTOS

Deus pela sua força

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho

RESUMO

Este trabalho investiga o papel do orientador educacional no processo de inclusão, tentando responder como ele pode atuar dentro do contexto escolar. Para isso foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica. O estudo ora apresentado objetiva refletir sobre os reflexos da inclusão, numa perspectiva política, pedagógica e histórica acerca dos condicionantes que a impulsionaram como um paradigma da Educação Especial. No primeiro momento, foi necessário refazer o caminho da educação especial em um contexto mais geral, passando pelo seu histórico no Brasil e chegando na inclusão e o trabalho desenvolvido pelo orientador educacional em uma escola inclusiva. Este trabalho desencadeou uma reflexão sobre os participantes envolvidos neste processo de ensino-aprendizagem, entre eles, objeto deste trabalho, o orientador educacional, cujo papel poderá contribuir e muito frente às questões inerentes ao processo inclusivo.

Palavras-chave: educação especial, inclusão, orientação educacional.

METODOLOGIA

Adotou-se o método descritivo-analítico pautado num estudo bibliográfico, o estudo ora apresentado objetiva refletir sobre o trabalho do orientador educacional em uma escola inclusiva, numa perspectiva política,

Relacionados