A ATUAÇAO PEDAGOGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇAO BASICA

508 palavras 3 páginas
O direito a educação é direito de toda criança, adolescente ou adulto, seja ele qual dificuldade tiver. E a constituição afirma isso, que todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. E a educação inclusiva parte dessa intenção, que cada um possa procurar a plenitude do seu existir, para participar ativamente na construção de sua vida pessoal, tendo uma existência feliz e de qualidade.
Esse tema hoje está cada vez mais atual e cada vez mais discutido nas escolas. E a discussão gira em torno de como ocorre essa inclusão nas escolas?
Primeiramente a escola deve estar adequada àquela criança, jovem ou adulto. Tendo profissionais adequados e espaços direcionados as determinadas deficiências. Essa escola deve também respeitar os limites do educando e desenvolver uma real integração social na comunidade em que vivem.
A inclusão é, portanto um conceito intrigante, que busca retirar as barreiras impostas pela exclusão em seu sentido mais global. Á partir desse pressuposto e das pesquisas realizadas entende- se que a Inclusão ainda está longe de ser como a lei pede, por um lado o despreparo dos professores, por outro lado a não aceitação de muitos profissionais, por acharem que os país educam melhor que a escola, outros defendem o antigo método de educação com dois sistemas, sem a inclusão. Nota-se, portanto que embora a lei obrigue a cumprir tal papel, a escola aceita por obrigação, mas não traça um método de ensino engajador, prova disso é o depoimento da professora Guaracilda da Silva Mendonça que encontrou problemas até para executar um projeto inclusivo. Vale ressaltar que educação é, portanto um direito de todos, previsto em lei e assegurá-lo é necessariamente, dar boas vindas a esse aluno, sem questionar suas possibilidade ou dificuldades. Respeitando-os, integrando-os ao cotidiano escolar, visando capacitar e melhorar a vida desse educando.
Consideraçoes finais
Os objetivos do trabalho foram atingidos, ao desenvolvê-lo, conclui que

Relacionados

  • diversos
    5274 palavras | 22 páginas
  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
    54942 palavras | 220 páginas
  • 190312420141
    6778 palavras | 28 páginas
  • Produção de textos
    16246 palavras | 65 páginas