A ATUA O PEDAG GICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCA O B SICA

1161 palavras 5 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
MATEMÁTICA

A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica

N
ROLIM DE MOURA – RO
2014

A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica

Trabalho apresentado ao Curso MATEMÁTICA da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Educação Inclusiva.

Prof. Sandra Vedoato

Rolim de Moura - RO
2014

1- INTRODUÇÃO

Tomando como base a concepção da educação de qualidade para todos enfatizando o respeito a diversidade pelos educandos, percebe-se então no sistema escolar, os fundamentos teórico metodológicos da inclusão na tentativa de resolução ou de amenizar este grande clamor que é a educação inclusiva. A inclusão escolar exige mudança de mentalidade, mudança nos modos de vida, muitas reflexões e, como princípio fundamental, valorizar a diversidade humana
Assim, em face às mudanças propostas, cada vez mais tem sido reiterada a importância da preparação de profissionais e educadores, em especial do professor de classe comum, para o atendimento das necessidades educacionais de todas as crianças, com ou sem deficiência.
Analisando o inciso III do artigo 208 da Constituição Brasileira, percebemos que o mesmo se refere ao atendimento educacional especializado aos portadores de deficiências, principalmente na rede regular de ensino. E na Política Nacional de Educação Especial (MEC/SEEP, 1994), o MEC estabelece como diretrizes da Educação Especial apoiar o sistema regular de ensino para a inserção dos portadores de deficiências e dar prioridade, quando do financiamento, a projetos institucionais que desenvolvam ações de integração. Situação esta que foi reforçada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), e mais recentemente nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (CNE/CEB, 2001).

2- DESENVOLVIMENTO

O entendimento existente é que uma vez tendo uma legislação

Relacionados