A atua o do Servi o Social da d cada de 80 e atua o profissional do Assistente Social contempor neo

1868 palavras 8 páginas
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I E FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA NO BRASIL

Andiele B. Gonçalves – RA 8529951374
Carolina D.Borba – RA 8380867967
Mikael - RA
Vanessa Araújo – RA 8380864060

A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL DA DÉCADA DE 80 E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL CONTEMPORÂNEO

PORTO ALEGRE, 19 DE SETEMBRO DE 2014
INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz informações da atuação do Serviço Social nos anos 80, fundamentos históricos da época e como surgiu o rompimento com o conservadorismo tradicional. Resgata a fundamentação histórica e metodológica da profissão e os elementos próprios da renovação e reconceituação. Na atualidade, fala sobre a atuação do Serviço Social nos anos 2000, sua trajetória e um comparativo dos dois.

SERVIÇO SOCIAL

Com base no site do MDS (ministério do desenvolvimento social), retiramos alguns dados sendo eles:
O serviço social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das ciências humanas e sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.
Inserido nas mais diversas áreas (saúde, previdência, educação, habitação, lazer, assistência social, justiça, etc.) com o papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas programas e serviços sociais. O assistente social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo e de prestação de serviços.

TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS ANOS 80

Também com base no site do MDS (ministério do desenvolvimento social), vimos que, com os “ventos democráticos” dos anos 80, inaugura-se o debate da ética no serviço social, buscando-se romper com a ética

Relacionados

  • ANTISERI Dario REALE Giovanni
    148585 palavras | 595 páginas
  • PAULO NADER-INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
    157639 palavras | 631 páginas
  • Introdução ao estudo de direito
    157639 palavras | 631 páginas