A ATUAÇAO DO PSICOLOGO NO CONTEXTO HOSPITALAR

Páginas: 3 (738 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2015
A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO HOSPITALAR
Resumo: Psicologia Hospitalar é a prática do psicólogo dentro do contexto hospitalar, o Psicólogo Hospitalar utiliza-se da teoria e prática daPsicologia da Saúde. É extremamente importante o trabalho do psicólogo no âmbito hospitalar, alguns motivos que levam a dar essa importância, como por exemplo: O impacto do adoecer, a necessidade dehospitalização, necessidade de procedimento cirúrgico, diagnóstico de uma doença, pré-óbito e pós-óbito, cuidados paliativos, atenção aos familiares, entre diversos motivos.Palavras-Chave: Psicologia da saúde;Psicologia Hospitalar; Atuação; Hospital; Adoecimento; Condutas.
Esse artigo tem como o objetivo de mostrar um pouco a você a atuação do Psicólogo Hospitalar, subdividindo tópicos referentes à suascondutas, setores de atuação do profissional no hospital e suas maneiras de atuação. 
Psicologia da Saúde
Segundo Matarazzo (ano), a Psicologia da Saúde agrega o conhecimento educacional, científico eprofissional da disciplina da psicologia, para utilizá-lo na promoção da saúde, na prevenção e no tratamento da doença, na identificação da etiologia e no diagnóstico relacionados à saúde, à doença eàs disfunções, bem como no aperfeiçoamento do sistema político de saúde.
Psicologia Hospitalar
Psicólogo Hospitalar é um psicólogo especialista, no qual está inserido no contexto hospitalar, atuando eminstituições de saúde e utilizando-se de sua prática, promovendo melhor qualidade psíquica e comportamental de pacientes, familiares e também da equipe multidisciplinar.
 Atuação do PsicólogoHospitalar:
De acordo com a definição do órgão que rege o exercício profissional do psicólogo no Brasil (CFP), o psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar tem sua função centrada nos âmbitos secundárioe terciário de atenção à saúde, atuando em instituições de saúde com o objetivo tratar os aspectos psicológicos frente ao adoecer, realizando atendimento psicoterapêutico, podendo ser utilizado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a atuação do psicologo hospitalar
  • A terminalidade e atuação do psicólogo hospitalar
  • A atuação do psicologo hospitalar
  • A criança hospitalizada: a atuação do psicólogo hospitalar
  • ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO INSTITUCIONAL COMUNITÁRIO
  • A atuaçaop do psicologo em contexto hospitalar ambulatorio
  • A atuação do psicólogo hospitalar na unidade de terapia intensiva
  • 2. ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO HOSPITALAR NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM CÂNCER

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!