A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

896 palavras 4 páginas
A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em Artes Visuais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação a Distância, Sociedade, Educação e cultura, Educação Inclusiva, língua Brasileira de Sinais e Seminário da Prática I.

Teresópolis - Rj
2014/01

O projeto Atividade Física Inclusiva (Afin), coordenado pela professora de educação física Cristine Ottoni, funciona na Estação Rádio da Marinha, no bairro do Zumbi na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.
Com mais de dez anos de atividade, nasceu de uma experiência familiar. Irmã do Cadu, portador da Síndrome de Down, Cristine Ottoni, teve vontade de ajudar outras pessoas com necessidades especiais.
Ao se formar colocou em prática o tema trabalhado na monografia. Começou com cerca de 80 alunos divididos em turmas sem distinção possibilitando a inclusão. No projeto, além de atividades (todas gratuitas) físicas, como natação e hidroginástica, os alunos, participam também de atendimentos de fonoaudiologia, psicologia e musicoterapia, de eventos na unidade e passeios.
A metodologia do projeto é a da inclusão não só entre alunos, mas também com a família e a sociedade, os profissionais envolvidos são comprometidos com a educação pela inclusão.
”O projeto AFIN valoriza a socialização do indivíduo, respeitando suas diferenças, promovendo a questão social da aceitação, do aumento da autoestima e da autoconfiança de pessoas com deficiência”. Cristine Ottoni
AFIN conta com o apoio da prefeitura do Rio e outras instituições aceitando também patrocínio de particulares e empresas, buscando fundos para uma acomodação maior. Possui lista de espera para futuros alunos. Hoje o Cadu, Carlos Eduardo (irmão da Cristine Ottoni), que motivou todo esse projeto, trabalha junto com a irmã e serve de exemplo para os alunos iniciantes.
O artigo Uma experiência fascinante, fala sobre a experiência de uma pedagoga com sua aluna que tem mielomeningocele;

Relacionados

  • diversos
    5274 palavras | 22 páginas
  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
    54942 palavras | 220 páginas
  • 190312420141
    6778 palavras | 28 páginas
  • Produção de textos
    16246 palavras | 65 páginas