A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

1000 palavras 4 páginas
1 INTRODUÇÃO
Na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Levi Alves de Freitas, que se localiza no Bairro Parques das Gemas, na avenida Diamantes, sob a direção da professora Simone Giacomelli, muitas mudanças já foram feitas. Com seus 950 alunos do 1º Ano a 8ª série, e também a educação de Jovens e Adultos através do EJA, a escola tem conseguido trazer uma educação de qualidade para todos, com suas salas de recursos, rampas de acesso e o atendimento especial para alunos com necessidades especiais.
Junto com as coordenadoras Pedagógicas Letícia Pereira Gonçalves e Gislaine Vicente Bento, e as orientadoras Silvana Silveira e Nadia G. Teixeira o corpo docente vem se destacando na forma de tornar o conhecimento mais atrativo, integrando os conteúdos da aula em atividades extracurriculares, tornando assim o conhecimento mais interessante, e trazendo-o para todos. Os alunos com necessidades educativas especiais têm a ajuda de um profissional habilitado em educação especial, com a ajuda de estagiários.
A escola promove diversas atividades que podem ajudar os seus alunos como projetos de leitura, Artes na escola, Ciclismo e atletismo, e Mais Educação onde oferece Oficinas de Letramento, Matemática, Fanfarra, Karatê e Capoeira.
Segundo a Diretora Simone Giacomelli é por meio desses projetos que a escola consegue obter melhores resultados nos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que mostram os avanços na educação.
2 EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A educação é para todos independentes da idade, ou qualquer necessidade que essa pessoa possa ter. O modelo de escola inclusiva torna isso possível. Antes, as pessoas com necessidades especiais precisavam escolher entre ir a uma escola especial, ou ir a uma escola regular. Hoje, com esse modelo de escola inclusiva, todos podem estudar na mesma escola: a regular. Assim, a escola regular oferece recursos e meios a aqueles que têm alguma dificuldade no aprendizado.
Ao refletir sobre a

Relacionados

  • diversos
    5274 palavras | 22 páginas
  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
    54942 palavras | 220 páginas
  • 190312420141
    6778 palavras | 28 páginas
  • Produção de textos
    16246 palavras | 65 páginas