A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica

Páginas: 5 (1201 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014









































































INTRODUÇÃO

A preocupação e interesse em desenvolver esse estudo se originou da dificuldade de participação do aluno surdo nos conteúdos curriculares no ensino regular. Sendo assim, surgiu a necessidade em conhecer o processo de interlocuçãoespontânea entre o intérprete de LIBRAS e o aluno surdo, e os diálogos propostos para o aprofundamento dos conteúdos curriculares ao interagir pela Língua de Sinais (LIBRAS) no contexto escolar; visando contribuir na criação de contextos mais significativos para a aprendizagem dos alunos surdos inseridos no ensino regular,e o AEE (Atendimento Educacional Especializado.

Essa preocupação vincula-se aoaprendizado qualitativo desses alunos surdos no ensino regular. Até pouco tempo atrás, era possível perceber no ensino regular o espaço segregador em que as salas eram montadas e o horário contrário do recreio dos alunos surdos com o dos alunos ouvintes e principalmente o despreparo da gestão e dos docentes em atuar e trabalhar com esse alunado dentro da escola, gerando assim a exclusão.Reconhecendo a importância dessa parceria e aprendizado de uma nova língua, a LIBRAS, acreditamos que esse estudo possa oferecer dados acerca da importância de um intérprete de LIBRAS em contato com o aluno surdo dentro da escola, permitindo o acesso à língua de sinais, cultura e identidade surda,na aquisição e ampliação de conhecimento.

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece asdiretrizes e bases da Educação Nacional. Essa lei exige a obrigatoriedade da oferta de LIBRAS no currículo oficial da rede de ensino, em todas as etapas e modalidades da educação básica (PERLIN e ESTROBEL, 2006).

Neste trabalho abordaremos sobre a a importância da linguagem, lingua de sinais brasileiras (LIBRAS),a inclusão desses alunos no contexto escolar.A Língua Brasileira de Sinais – Libras é a língua própria do surdo, sendo esta uma língua de modalidade oral visual, vai explorar os sentidos de que ele dispõe. O objetivo deste projeto e fazer com que o surdo possa ter como sua primeira lingua (LIBRAS) Lingua Brasileira de Sinais, e a língua da comunidade do ouvinte local como sua segunda língua participam do ensino regular e noAEE(Atendimento Educacional Especializado),o AEE conta com um atendimento individual ou em pequenos grupos, de acordo com a série ou faixa etária que os alunos surdos estão matriculados no ensino regular.

Freqüentam essa sala em período contrário, para que os conteúdos propostos em sala regular possam ser transmitidos e reforçados pelo professor intérprete de lingua de sinais. Esses profissionaiscolaboram também para o acompanhamento desses alunos no ensino regular, orientando o professor da sala regular ( no qual é chamado de , trabalho etinerante). A escola Antônio Gonzaga Barros Itaituba/PA se refere a inclusão que propocione uma inserção total e incondicional do aluno surdo.

O compromisso de ensinar os conteúdos curriculares fica com os professores ouvintes, preocuramos trabalhar com ossurdos sempre colocando nas primeiras carteiras, para que possa possibilitar facilitando seu entendimento na orofacial, tendo a frente a intérprete que o acompanha na sala traduzindo para este aluno em libras. Em momentos de trabalhos de apresentações em grupos ou mesmo individuais trabalhamos com eles no ensino do AEE (Atendimento Educacional Especializado), a intérprete auxilia nos trabalhos emgrupos com os alunos ouvintes e surdos.

Para facilitar mais está comunicação entre alunos surdos e ouvintes dentro da escola, temos cartazes com o alfabeto em libras,figuras de gestos assim facilitamos a conversação entre eles , já estamos a 2 anos com este projeto na escola, e obtivemos exito em questão ouvintes, surdos e escola.

As pessoas ouvintes valorizam a oralidade, falam, usam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica
  • a atuação pedagogica inclusiva do professor na educação básica
  • A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica
  • A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • A ATUAÇAO PEDAGOGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇAO BASICA
  • ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
  • A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!