A atuação do psicólogo na rede privada de ensino

Páginas: 6 (1391 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A atuação do psicólogo na
rede privada de ensino
Caroline de Souza Gonçalves




Resumo

As pesquisas recentes encontradas a respeito da atuação do psicólogo escolar focam, predominantemente, o âmbito do ensino público, vê-se que pouquíssimos trabalhos contemplam as especificidades do ensino particular. Isso revela o maior interesse das escolas públicas em participar e apoiar otrabalho dos profissionais desta natureza.

Para Sant´anna (1984, citado por Castanho, 1990, p. 11), o segmento de ensino privado é caracterizado por forte pressão institucional, “porque as escolas se reservam o direito de exigir um tipo de trabalho específico que nem sempre está de acordo com o modelo mais adequado, do ponto de vista psicológico”.

Para compreendermos os limites da inserção dotrabalho do psicólogo escolar na rede particular de ensino, é preciso considerar que a escola particular possui algumas peculiaridades, tais como: clientela de classe média e alta, condições de trabalho diferenciadas, disponibilidade de recursos humanos e financeiros que proporcionam à sua administração autonomia e liberdade e, comparada à escola pública, melhor remuneração de professores efuncionários, melhor estrutura física, são características que as escolas publicas geralmente não possuem.

De acordo com a psicóloga Christina Bastos em entrevista, “nas escolas particulares, é difícil o psicólogo entrar, porque elas acreditam que o seu “mundinho” está muito bem, muito seguro”. Então, elas não acreditam muito que o trabalho do psicólogo seja necessário, a não ser no caso de algumacriança que esteja apresentando algum problema. Nesses casos, ela é encaminhada, mas geralmente para atendimento psicológico fora da escola; ou seja, é mais difícil trabalhar em escola particular.

Certamente que a falta de colaboração da rede privada com os psicólogos dentro da escola é um agravante para os alunos que precisam de uma atenção especial, pois, a forma de trabalho dos profissionais deensino com seus alunos e a formação dos mesmos não é suficiente para diagnosticar corretamente e tratar problemas emocionais, de aprendizagem e de comportamento dos alunos, que apresentam alguma problemática.

A atuação do psicólogo na escola

Nos dias atuais o Psicólogo Escolar não atua somente visando déficits de aprendizagem dos alunos, mas também na promoção de saúde dos mesmos (Contini,2000). Ele melhora a atuação do aluno e promove a multiplicação de saberes. Duas categorias existentes e muitas vezes desconhecidas pelas redes de ensino que revelam a essência da atuação do psicólogo na escola é o trabalho com o aluno e o trabalho com o professor.

Entre o fazer do psicólogo escolar está os seguintes trabalhos:
1. Atende a alunos, faz avaliação, entrevista com os pais eencaminhamentos;

2. Realiza Orientação Vocacional;

3. Auxilia no processo de “socialização” da criança;

4. Ensina aos professores as etapas do desenvolvimento da criança;

5. Trabalha o planejamento de aula norteado pelo desenvolvimento infantil;

6. Trabalha a aprendizagem e a emoção do professor;

7. Leva os professores a produzirem “saber” sobre o aluno;

8. Avalia eorienta os professores e interfere na tomada de decisões da
escola.

É possível observar que como visto em pesquisas a inserção do psicólogo escolar na rede particular de ensino está relacionada a muitos aspectos envolvidos na entrada e permanência deste profissional na escola, tais como: a origem do serviço de psicologia nas escolas particulares, as expectativas e demandas criadas pelosgestores e demais profissionais sobre a atuação do psicólogo escolar.

A impressão que tenho sobre a intervenção dos psicólogos com a rede particular é que o envolvimento não é bem visto pela maioria delas, muitos dos profissionais parece não aceitar o trabalho do psicólogo junto as escolas, pois eles acreditam que se verificam aptos a resolver qualquer problema dos alunos, e que se o aluno...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atuação do psicologo na rede publica
  • Atuação do psicólogo escolar na rede pública
  • A inserção do Psicólogo na rede pública de ensino
  • O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO
  • Atuação do psicólogo
  • Atuação do psicologo
  • Atuação dos psicologos
  • A atuação do psicólogo na rede pública de educação frente à demanda escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!