A Atuação do Psicólogo como Expressão no Pensamento Crítico em Psicologia e Educação.

Páginas: 5 (1180 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
1- Introdução








O presente trabalho tem por objetivo resumir o texto A Atuação do Psicólogo como Expressão no Pensamento Crítico em Psicologia e Educação.
A Psicologia Escolar é uma importante abordagem da Psicologia e se faz presente desde o início do Século.
Tem sido alvo de críticas devido o modo como é considerado , de fato, o Psicólogo escolar é compreendido sob um pontode vista incorreto. Como está escrito no texto Sugestões Práticas, vemos que ainda na presente década,.essa visão é distorcida e caracteriza erroneamente o modo de atendimento em avaliação clínica, quando na verdade o Psicólogo escolar está desenvolvendo novos saberes,novos olhares, novos conhecimentos , novas estratégias em detrimento daqueles “atendimentos” que eram estabelecidos nas décadasanteriores, comportamento que gerava muitas criticas em relação ao ‘problema” de aprendizagem das crianças.



















Os Autores e textos críticos


Marisa Eugenia Melillo Meira

Mitsuko aparecida Makino Antunes
Elenita de Ricio Tanamachi


Os Psicólogos trabalhando com a escola. Intervenção a serviço de que?
Adriana Marcondes Machado


Intervençãojunto a professores da Rede Pública. Potencializando a Produção de novos sentidos .
Veruska Galdini
Vanda Maria Junqueira Aguiar


A Psicologia escolar na Implementação do Projeto político pedagógico da Rede Municipal de ensino de Guarulhos
Mitsuko Makino Antunes e colaboradores



No primeiro texto

Elenita de Rício Tanamadachi e Marisa Eugenia M. Meira chama a atenção parapossibilidades de intervenção que se constituem em expressões do pensamento critico construído em Psicologia e Educação . O Psicólogo escolar é situado como mediador no processo de elaboração das condições necessárias para a superação da queixa escolar que se trata de uma demanda freqüente. Este item é abordado no sentido de descrição e análise da relação entre processo de produção de queixa escolare os de subjetivação e objetivação dos indivíduos nele envolvidos, como mediação necessária a superação das histórias de fracasso escolar exemplificando um caso. As autoras destacam a atuação do Psicólogo em Instituições de ensino
Como encontro entre os sujeitos e a educação. A finalidade central de seu trabalho é a de contribuir, sendo capaz de socializar o conhecimento histórico acumulado e decontribuir para a formação ética e política dos sujeitos.



No segundo texto

Adriana Marcondes Machado apresenta um exemplo de percurso traçado pelo serviço de Psicologia escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de são Paulo por meio de trabalhos realizados em escola Públicas de São Paulo, visando problematizar a função estabelecida na relação entre psicologia e Escola.Autora apresenta algumas intervenções realizadas para as crianças portadoras de queixas escolares e aluno de classe especial em um trabalho com estudantes encaminhados para avaliação psicológica . Dessa forma a autora e os profissionais da Instituição tinham como objetivo problematizar as concepções praticas e as políticas presentes nos casos , nas historias e nos discursos analisados referindo-se aofinanciamento da instituição como um todo . intervenção junto aos professores da rede pública potencializando a produção de novos sentidos .


No terceiro texto

Algumas reflexões são apresentadas sobre a formação de professores segundo a concepção das autoras Veruska Galdini e Wanda Maria Junqueira Aguiar. que orientaram na área de Psicologia Educacional . São apresentados pressupostosteóricos e metodológicos que fundamentam o trabalho fazer-agir em educação junto a professores . a tarefa de formar e capacitar professores requer a clareza prática que vire a atuação sobre a realidade escolar implica numa profunda reflexão sobre as concepções do homem , escola , educação . Isto posto uma vez que a escola local onde as atividades docentes acontecem , é um espaço Institucional e de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atuação do psicologo na psicologia social
  • A Psicologia Institucional e a Atuação do Psicólogo
  • Atuação do psicologo na Educação especial
  • Educação inclusiva: o que é que a psicologia e os psicólogos têm a ver com isso?
  • A psicologia jurídica e a atuação do psicólogo no campo jurídico
  • Psicologia Jurídica. Atuação do psicólogo na violência doméstica.
  • Psicologia e pobreza no brasil: produção de conhecimento e atuação do psicólogo
  • Psicologia Escolar: pensamento critico e praticas profissionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!