A Atuação do Brasil na OEA

Páginas: 13 (3130 palavras) Publicado: 12 de abril de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS








Marco Teórico: A Atuação do Brasil na Organização dos Estados Americanos















BOA VISTA-RR
2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS



JUNIARLIS DE SOUSA BRITO




Marco Teórico:A Atuação do Brasil na Organização dos Estados Americanos





Trabalho elaborado para obtenção de nota na disciplina de Teoria das Relações Internacionais II, no Curso Bacharelado em Relações Internacionais, na Universidade Federal de Roraima.

Orientador: Profº Alexandre Pinho


BOA VISTA-RR
2013
1. Teorias
1.1. Construtivismo
Construtivismo é a ideia de que nada está terminado ede que, especificamente, o conhecimento não é determinado como algo terminado. Ele é formado pela interação do Indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e é composto por força de sua ação e não por qualquer domínio prévio de modo hereditário ou pelo meio, de tal forma que podemos afirmar que antes da não existe psiquismo nem consciência e,muito menos, pensamento.
Construtivismo de uma ideia, ou melhor dizendo, uma teoria, um modo de ser do conhecimento ou um movimento do pensamento que desponta da evolução das ciências e da Filosofia dos últimos séculos. Uma teoria que nos permite interpretar o mundo em que vivemos. No caso de Piaget (fundador do Construtivismo), o mundo do conhecimento: sua gênese e seu desenvolvimento.Construtivismo não é metodologia, nem prática, não é uma técnica de ensino, nem uma forma de aprendizagem, não é um projeto escolar, trata-se de uma teoria que permite (re)interpretar todos esses parâmetros, nos levando para dentro do movimento da História da Humanidade e do Universo. Para Piaget, só há sentido na quando há coincidência com o processo de desenvolvimento, com o movimento das estruturas daconsciência.
1.1.1. Principais autores:
Friedrich V. Kratochwil: Publicou o livro “Rules, Norms and Decisions” em 1989. Não se identifou de imediato com o Construtivismo. Sua fonte de inspiração para o Construtivismo foi Wittgenstein com o conceito do ato da fala. Para ele, as regras que nos permitem aprender a realidade que vivemos, ao entender as regras que regem o discurso, podemos entenderque regem a própria realidade. Ele também afirma que o mundo é produto dos discursos, não importa como é a realidade lá fora, já que é a linguagem que usamos que vai motivar nossos entendimentos e ações. A linguagem também é o fundamento da ação. É afirmado também que, as normas são fundamentais nos processos de tomada de decisão, os atores tendem sempre a recorrer as normas e essas normasrepresentam a principal influência nas ações humanas.
Nicholas Onuf: Teve como fonte de inspiração o Habermas e o direito. Ele defende que o mundo está para a construção social, como as relações internacionais lidam com fenômenos sociais. Tudo está em permanente evolução e a mudança é permanentemente possível. Ele também defende que, a anarquia é construção social, fruto de regras que pode sertransformada em processo de interação entre agentes e estrutura. Ele vê a sociedade como propriedade material e diz que a função das regras é estabelecer a agência.
Alexander Wendt: Produziu o conhecido artigo “Anarchy Is What States Make Of It”, que o afirmou como construtivista. Ele defendia que a anarquia tinha o poder de reverter tanto lógicas de conflito, quanto de cooperação. Defendia ainda que, aEstrutura é o que os agentes fazem dela. E afirmava que as pessoas não se baseiam na pior hipótese, como é defendido pelos realistas, mas na probabilidade.
1.1.2. O Construtivismo Social e as Organizações Internacionais
O Construtivismo Social estuda as organizações internacionais tratando a internalização de normas entre membros de organizações, partindo de que as normas são necessárias para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Atuação do Brasil na OEA
  • A Atuação do Brasil na OEA
  • Brasil e oea
  • ATUAÇÃO DAS MASSAS DE AR NO BRASIL
  • Atuação das massas de ar no brasil.
  • A Atuação da ONG
  • A atuação da segurança privada no brasil
  • ATUAÇÃO DO BRASIL NO HAITI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!