A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS EMPRESAS COMO DESENVOLVER O PROJETO ETICO POLITICO DA PROFISSÃO

Páginas: 16 (3782 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014

FACULDADE UNIJORGE



DANIELA CERQUEIRA
EDILEIDE FAGUNDES
ELIETE NEVES
MARLENE RODRIGUES
PRISCILA MOTA
RITA XAVIER









A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS EMPRESAS
COMO DESENVOLVER O PROJETO ETICO POLITICO DA PROFISSÃO













SALVADOR-BA
2014
DANIELA CERQUEIRA
EDILEIDE FAGUNDES
ELIETE NEVES
MARLENE RODRIGUES
PRISCILA MOTA
RITA XAVIERA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS EMPRESAS
COMO DESENVOLVER O PROJETO ETICO POLITICO DA PROFISSÃO











Trabalho apresentado a Faculdade Unijorge, sob orientação da docente Dinsjani Pereira dos Santos,como avaliação para obtenção de nota na disciplina Serviço Social e processos de trabalho I.









Salvador, 21 de maio de 2014.


Introdução
A partir dos anos80, no Brasil, pode-se notar de forma mais evidente as mudanças ocorridas nas empresas capitalistas, essas mudanças ocorreram devido a transição do modelo fordista/taylorista de produção para a produção toyotista, novas tecnologias foram introduzidas, novos processos de trabalho, dentre outras características inerentes de uma sociedade industrial globalizada, todas estas mudanças demandava umtrabalhador mais produtivo, mais competitivo e conseqüentemente mais qualificado.
Muitos fatores marcaram este período, dentre eles se destacam, as privatizações e fusões de empresas, as novas formas de produzir mercadorias, exigindo produtividade e rentabilidade, o que levou a redução de postos de trabalho, e maior controle do desempenho do trabalhador. As empresas precisaram pensar estratégias paracriar modelo de trabalho que adéqua-se as demandas da produtividade, competitividade e acumulo do lucro.
Este cenário possibilitou a abertura de novas frentes de trabalho para o Assistente Social na empresa, isto foi possível porque, as organizações requisitaram aos profissionais do Serviço Social estratégias de gerenciamento que buscassem o aumento da qualidade e da produtividade através daformação de comportamentos que possibilitasse um "clima favorável" atingirem as metas da organização, Ângela Amaral e Monica Cesar (2006, p.3.) afirma que essas frentes de trabalho estão relacionadas com os processos macrossociais contemporâneos que incidem na vida social e inflexionam as práticas sociais, nas quais se inclui a experiência profissional do Assistente Social.
O objetivo principaldeste trabalho será discutir de que forma se aplica o Serviço Social de empresa, o que se espera deste profissional e como realmente deve acontecer esta atuação pautada em seu projeto ético político.


1. Aspectos conceituais da Área
Para dar inicio a explicitação sobre a atuação do Assistente Social nas empresas, faz-se necessário conceituar a área, desta forma trazemos como base a definiçãode empresa de OLIVEIRA apresentada pelas autoras Maria José Lima e Claudia Cosac (2005, pág. 2), no artigo Serviço Social na empresa, que a define como “um conjunto sociocultural complexo, organizado para realização de serviços, fabricação de coisas, transformação ou extração de produtos da natureza”, sendo um espaço que agrupa pessoas e suas heterogeneidades diversas, as quais são capazes deprovocar transformações no espaço empresarial, objetivando a satisfação de necessidades coletivas e individuais, podendo essas ser positivas ou negativas, e afetar a organização.Segundo Freire (apud CAVALLI, 2008, p. 2)

A empresa constitui uma unidade social de produção, em regime dirigido a esse objetivo, tendo como fim atender à demanda do contexto econômico de consumo. A empresa subsiste e sedesenvolve assegurando a eficácia de seu ciclo de produção, de acordo com os requisitos e regras do contexto econômico social.


Apesar de se diferirem em alguns aspectos, as empresas trazem em comum a racionalidade econômica, ou seja, existe um direcionamento para o capital, a geração de lucro, ela precisa atender a demanda do contexto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projeto etico politico do assistente social
  • Projeto ético politico e a intervenção do assistente social
  • Atuação da Assistente Social nas Empresas
  • Projeto ético-político social: entrevista com um assistente social do poder judiciário
  • O trabalho etico-politico do assistente social
  • A importância da formação profissional do assistente social na atualidade, em consonância com o projeto ético...
  • Serviço social: a trajetória da profissão e a relevância de uma atuação comprometida com o projeto ético –...
  • A IMPORTÂNCIA DO CODIGO DE ÉTICA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO ÉTICO POLITICO PARA O ASSISTENTE SOCIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!