A atividade logística como geradora de vantagens competitivas no mercado global

Páginas: 8 (1775 palavras) Publicado: 22 de maio de 2011
A ATIVIDADE LOGÍSTICA COMO GERADORA DE VANTAGENS COMPETITIVAS NO MERCADO GLOBAL
Processos Gerenciais (EMD 4561) – Logística
20/08/2009

RESUMO

Falarei neste trabalho sobre a importância da Logística para as empresas no mundo moderno, as áreas em que ela atua dentro da empresa, seu diferencial competitivo e vantagens que agregam nas organizações, reduzindo custos e com isso aoportunidade de fidelizar clientes em um ambiente competitivo e globalizado para encarar a forte concorrência global.

Palavras-chave: Competitividade; Concorrência; Organização.

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho irei falar sobre as vantagens competitivas em Logística no Brasil e no mercado global e a integração dos diversos setores da empresa; redução de custos que ela promove, qualidade deprodução e fluxo rápido de informações e o que a faz ter mais vantagens competitivas no cenário atual. Hoje em um mundo cada vez mais globalizado e sem fronteiras, é necessário encontrar algo que diferencie e torne a empresa cada vez mais competitiva e sobreviva à velocidade de informações e preços que o mercado atual exige.

2 ESTRATÉTICA DA LOGÍSITCA E COMPETITIVIDADE

Segundo Machado (2008),logística bem aplicada e entendida ajuda a empresa na redução de custos e aumenta os produtos ou serviços oferecidos ao cliente. Podendo tornar-se um diferencial competitivo em seu mercado de atuação. Esse é o caminho mais utilizado por vários setores da economia brasileira como o automobilístico e o grande varejo. São fábricas compactas, com alta eficiência operacional e que produzem automóveis paratodo o mundo. Uma das maiores preocupações da administração logística está ligada à velocidade, disponibilização nos seus respectivos locais de consumo, dos bens e serviços corretos, entregues em tempo hábil e na condição que o cliente deseja ao menor custo possível. É essencial entender que nenhuma empresa pode funcionar sem atividades logísticas, e portanto reduzir custos nestas atividades éfundamental a fim de aumentar a competitividade das organizações.
O processo de globalização tem exigido a reestruturação das empresas como permanência e desenvolvimento, e busca por maiores vantagens competitivas. Essas mudanças no cenário competitivo tornaram mais complexas os desafios à estratégia de operações. Com a evolução deste ambiente competitivo, a inovação tornou-se indispensável paraa sobrevivência das empresas. Os serviços de terceirização, tanto de processo quanto de atividades têm-se mostrado como uma das fontes importantes de inovação na tentativa de diferenciação competitiva das empresas. Utilizar corretamente os procedimentos logísticos resulta no aumento da competitividade das organizações, que por meio da otimização das estratégias de abastecimento, produção edistribuição de bens ou serviços ficam mais ágeis e eficientes.

3 OQUE A LOGÍSTICA PROMOVEM E DE QUE MANEIRA

A logística pode dar velocidade e competitividade às organizações. Hoje, todas as empresas tem no atendimento ao cliente o seu ponto principal. Na maioria das atividades, há um número muito grande de consumidores insatisfeitos, seja no supermercado quando você nãoencontra tudo o que quer, numa loja de roupas ou de calçados, no banco que uma fila enorme e o atendimento é ruim,nos órgãos públicos e outros. A logística, pelo fato de trabalhar o encadeamento de todos os processos, pode proporcionar agilidade, velocidade às organizações. No campo da competitividade, o custo logístico hoje faz parte da maioria dos nossos bens e serviços. Ou seja, nas situações em queesse custo pode chegar a 30% de alguns produtos, não cuidar adequadamente da logística significa desperdiçar dinheiro. E como o ciclo total desse processo é o que interessa, há reflexos diretos na perda da competitividade.

Ter mais competitividade também significa atrair mais empresas e gerar mais empregos. O transporte é o mais importante dos processos logísticos, tanto pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LOGÍSTICA REVERSA COMO VANTAGEM COMPETITIVA
  • Logística e Vantagem Competitiva
  • Logística como vantagem competitiva
  • A LOGÍSTICA COMO ESTRATÉGIA PARA A OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA
  • Logística empresarial: uma vantagem competitiva frente aos desafios contemporâneos
  • A EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA NO SETOR PETROQUÍMICO EM BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA
  • Vantagem Competitiva em Logística Empresarial Baseada em Tecnologia de Informação
  • Estratégia competitiva da aviação azul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!