A ASSIMILAÇÃO DA CULTURA POR MEIO DO ATO PEDAGÓGICO

Páginas: 13 (3157 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014


O ENSINO DA ARTE COMO CONTEÚDO CULTURAL: A ASSIMILAÇÃO DA CULTURA POR MEIO DO ATO PEDAGÓGICO



RESUMO
A presente pesquisa aborda o tema de Artes Visuais como produto cultural. O objetivo do trabalho foi verificar se o tema da formação cultural brasileira é abordado corretamente nas aulas de Artes. Para a produção do artigo foi utilizada pesquisa bibliográfica, com foco nas produçõesteóricas a partir da década de 70, se utilizando principalmente de autores de Arte-Educação brasileiros, como Ana Mae Barbosa. O resultado mostra que ainda existe carência de conteúdo e informação nessa área de estudo.
Palavras-chave: educação, cultura, artes.


ABSTRACT
Art education as an cultural content: the cultural assimilation through the pedagogical act
Abstract: The present researchdeal with the subject "Art education as a cultural product". The objectives of the research were to analyze if the theme of Brazilian cultural formation is addressed correctly in the Art classes. We utilized bibliographic research, using Brazilian authors from the Art Education bases, such as Ana Mae Barbosa. The results showed that in spite of the governmental support, there's the necessity ofexploration of the theme within the educators. The results showed that in spite of the governmental support, there's the necessity of exploration of the theme within the educators.
Key words: education, culture, art


1 INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem referente ao ensino cultural nas aulas de Artes. Para situar nosso estudo, tomaremos como eixo norteador otema "Artes Visuais como produto cultural" e tentaremos responder as seguintes questões: a cultural dos povos formadores da nação brasileira, a exemplo da cultura indígena, é contemplada nas aulas de Artes? Os conteúdos e metodologias utilizados nessa área do conhecimento conseguem estabelecer relações entre arte, história e cultura para além da formação do gosto estético dos alunos?
CitandoRODRIGUES (1986, p. 11), a cultura é como um mapa que orienta o comportamento dos indivíduos em sua vida social. Então o conhecimento do outro de forma concentra e com base, na sala de aula, determina um desenvolvimento em que o aluno consegue enxergar e respeitar os diferentes modos de vida, e assim integrar o conhecimento, não só torná-lo superficial e perder o real aprendizado cultural. O Brasilé um país de grande diversidade cultural, que está se perdendo e se desfazendo dos valores do passado.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, esta sancionada em 20 de dezembro de 1996, com a Lei n°9.394/96, a cultura deve ser abrangida na aula de Artes: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promovero desenvolvimento cultural dos alunos” (artigo 26, parágrafo 2°). Então porque parece haver tanta superficialidade nos discursos destinados ao ensino da cultura brasileira nas salas de aula? Observa-se que ao lidar com temas como, por exemplo, a herança indígena e a vinda dos negros para o Brasil, há, nas escolas, a utilização equivocada de metodologias que se atém a estereótipos criados eestimulados pela sociedade, de modo a mitificá-los e, muitas vezes, reproduzir preconceitos na sala de aula.
Sobre essa questão a coordenadora de Educação Indígena no Acre, Maria do Socorro de Oliveira relata: "O indígena trabalhado em sala de aula hoje é, muitas vezes, aquele indígena de 1500 e parece que ele só se mantém índio se permanecer daquele modo. É preciso mostrar que o índio écontemporâneo e tem os mesmos direitos que muitos de nós, 'brancos'". Esse retrato equivocado e estereotipado não ocorre só com a cultura indígena, e sim com todos os elementos da cultura formadora da Nação brasileira, como os negros e os portugueses.
Assim, as metodologias utilizadas para essa representação cultural são muitas vezes equivocadas, o que vai de encontro a ideia de que o ensino da Arte não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meios de cultura
  • Meios de cultura
  • meio de cultura
  • Meios de cultura
  • Meios de Cultura
  • meio de cultura
  • Meios de cultura
  • Meio de cultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!