A ASCENS O DO MERCADO DE M SICA ONLINE

647 palavras 3 páginas
A ASCENSÃO DO MERCADO DE MÚSICA ONLINE

Um dos principais impactos da evolução tecnológica na cadeia produtiva da música foi o surgimento do mercado de música online e seus desdobramentos. Hoje, os processos de distribuição, divulgação e comercialização de um conteúdo musical podem ser administrados diretamente pelos artistas, através de uma cadeia produtiva estruturada: por um lado, com menos intermediários e custos, e por outro, com mais facilidade e liberdade.
Isso já gerou bons frutos: segundo o IFPI (International Federation of the Phonographic Industry), o crescimento da indústria fonográfica deixou para trás, em 2012, 12 longos anos de queda. Foi a primeira vez em que registrou um aumento de 0,3% no seu faturamento, fechando o ano com receita de USD 16,5 bilhões.
O aumento foi, em grande parte, impulsionado pelos diferentes formatos da música digital, em especial o streaming. Houve crescimento de 44% em número de assinantes desse tipo de serviço, correspondendo a 20 milhões de novos logins no mundo.
Os dados estão no estudo O Mercado de Música Online, lançado em maio e organizado pela área de inteligência de mercado do programa Brasil Music Exchange – desenvolvido pela BM&A com o apoio da Apex-Brasil. Realizada de agosto a dezembro de 2013, o levantamento teve como objetivo entender como a indústria da música global se organizou em torno dessa expansão e seus novos modelos de negócios digitais.
“A pesquisa foi desenvolvida dentro do contexto de expansão do formato digital, que representou grandes desafios competitivos para a indústria fonográfica mundial nas últimas décadas”, explica Teresa Dantas, responsável pela pesquisa.”Essa primeira edição representa o início da estruturação destas informações. A pesquisa será publicada anualmente, com atualizações periódicas”, diz.
A metodologia foi concentrada em publicações do setor já existentes, um processo contínuo de pesquisa e a geração de dados novos, a partir de entrevistas com representantes do setor. “As

Relacionados

  • 28 Vittorio Leandro Oliveira Lo Bianco Preliminar
    45677 palavras | 183 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas