A Ascensão do Dinheiro - Niall Ferguson - Resenha

Páginas: 15 (3707 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
 A Ascensão do Dinheiro – Niall Ferguson
Lançado em 2009, em meio a maior crise financeira desde os anos 30, o documentário “A ascensão do dinheiro” (“The Ascent of Money”) do historiador Niall Ferguson tem o objetivo de explicar como o dinheiro passou a desempenhar um papel tão assustadoramente dominante em nossas vidas. A sociedade moderna se tornou dependente de sistemas financeiros,argumento comprovado pelo pânico mundial durante seu colapso em 2008.
Nos seis episódios da obra, o autor apresenta de maneira dinâmica o desenvolvimento histórico das finanças como pano de fundo da história principal, a crise do subprime. Viajamos através do tempo e lugares para entender a formação do mercado de crédito, de títulos de dívida pública, de ações, de seguros e imobiliário. Por fimficará evidente como as inovações financeiras e a globalização conectaram estes mercados internacionalmente, aumentando seu potencial destrutivo. A história da ascensão do dinheiro é permeada por crises e atual é apenas a mais recente.
Episódio 1: Sonhos de Avareza
Desde os tempos antigos até hoje, o dinheiro só vale se as pessoas acreditarem em seu valor, independentemente de sua forma. Apossibilidade de emprestar dinheiro alavancou o desenvolvimento econômico e este Episódio trata justamente da formação do mercado de crédito no Ocidente.
Ele surgiu em Veneza durante o renascimento e teve papel fundamental no florescimento do comércio. Porém cobrar uma compensação pelo empréstimo, a usura, era considerado pecado para os cristãos na época. Por isso, eram os judeus que exerciam estenegócio. O preço que pagavam era a marginalização social, tanto que sua atuação era restrita aos guetos.
Mais tarde em Florença, uma família cristã conseguiu desenvolver um método de ganhar dinheiro utilizando dinheiro sem desagradar a Igreja. Os Medici tornaram-se extremamente ricos e poderosos através de transações cambiais, nas quais cobravam apenas comissões e não juros, uma vez que estes eramproibidos. Aqueles que deixavam suas economias no Banci Medici eram recompensados com um pequeno prêmio e, assim, os Medici prosperaram.
O que diferenciavam seus negócios dos excluídos agiotas judeus eram a diversificação e o foco em transições cambiais ao invés de empréstimos. Em algumas décadas, já havia bancos da família em Florença, Roma e Veneza. Eles eram tão poderosos que já não erapossível separar negócios de poder, e logo se tornaram influentes nas questões do Estado e da Igreja.
Voltando à época atual, o documentário mostra realidade dos EUA e como a visão social sobre a falência, o crédito e inadimplência são diferentes lá. Falir é algo normal para a mentalidade e o estilo de vida americano e, mais importante do que isso, é ter a chance de começar de novo. Afinal o créditoe a dívida são os pilares do desenvolvimento econômico, pois permite que o dinheiro seja canalizado dos ociosos para os industriosos.
No entanto, más dividas causaram causar o caos financeiro porque a relação tradicional entre os bancos e seus clientes foi quebrada quando os empréstimos passaram a ser securitizados e vendidos a investidores imprudentes. Uma série de inovações financeirastransformou empréstimo a famílias de baixa renda em investimentos complexos e “maravilhosos”, chamados Títulos de Dívida Garantida, os CDOs. Transformar empréstimos tóxicos em investimentos seguros foi possível através da criação do mercado de obrigações.
Episódio 2: Obrigação Humana (Human Bondage)
As obrigações são o elo entre o mundo das finanças e poder político. Normalmente os governos gastam maisdo que arrecadam em impostos. Eles compensam essa diferença vendendo títulos sobre as quais pagam juros, para evitar emitir moeda ou elevar a carga tributária. Atualmente o mercado de títulos públicos e privados movimenta aproximadamente US$ 85 trilhões.
Sua origem histórica remonta ao início do século XVI, quando as cidades italianas guerreavam entre si em busca do domínio territorial e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha sobre os vídeos 1 e 2 “a ascensão do dinheiro”
  • A Ascensão do Dinheiro
  • A Ascensao Do Dinheiro
  • Ascensão do dinheiro
  • Ocidente x Oriente
  • Resenha A Ascensão do Cristianismo no Ocidente
  • A Ascensão do Dinheiro – Episódio 01 – Sonhos de Avareza (2008)
  • Resenha do livro mais tempo mais dinheiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!