A articulacao do umero

Páginas: 9 (2074 palavras) Publicado: 21 de abril de 2015
A articulação úmero-ulnar é sinovial do tipo gínglimo (ou em dobradiça) e atua de forma preponderante na articulação do cotovelo, permitindo, no entanto, ligeiros ajustes laterais e mediais durante o movimento do rádio na pronação e supinação. Sua estabilidade não é afetada com a retirada cirúrgica da cabeça do rádio. 

Articulação úmero-radial 

A articulação úmero-radial é uma juntura sinovialtrocoide que acompanha a ulna nos movimentos de dobradiça do cotovelo e neste movimento, a face superior côncava da cabeça do rádio desliza-se sobre o capítulo do úmero na pronação e supinação, girando como pivô contra o capitulo. 

Articulação rádio-ulnar proximal 

A articulação rádio-ulnar proximal, é uma articulação sinovial que compreende movimentos de rotação do rádio sobre a incisuraradial da ulna nos movimentos de supinação e pronação.

Articulações do Complexo da Mão e seus Movimentos


- Articulações Carpometacárpicas dos dígitos 2 a 5

As articulações são envolvidas numa cavidade articular comum e incluem as articulações de cada metacárpico com a fileira distal de cárpicos e as articulações entre as bases de cada metacárpico. 

Os movimentos fisiológicos dos metacárpicos são aflexão (arqueamento) e a extensão (achatamento).


- Articulação capometacárpica do polegar; dígito 1

Essa articulação é uma articulação biaxial em formato de sela (selar) entre o trapézio e a base do 5º metarcápico.Tem uma cápsula frouxa e AM grande, o que permite que o polegar se mova para longe da palma da mão para atividades de oposição e preensão.
Os movimentos fisiológicos do primeirometacárpico são: flexão, extensão, abdução e adução.


- Articulações metacarpofalângicas

São articulações condilóides biaxiais coma a extremidade distal de cada metacárpico convexa e a falange proximal côncava, mantida por um ligamento volar e 2 colaterais. Os colaterais tornam-se tensos durante a flexão completa e restringem a abdução e adução nessa posição.
Os movimentos fisiológicos da primeirafalange são: flexão, extensão, abdução e adução.


Articulações interfalângicas

Existe uma articulação interfalângica proximal e uma distal para cada dedo, do 2 ao 5; o polegar tem somente uma articulação interfalângica.

Os movimentos fisiológicos de cada falange são: flexão e extensão. Articulação Rádio-procárpica ou do punho
Classificação - Condilartrose composta
Superfícies articulares - acavidade glenoideia antebraquial é constituída pela extremidade inferior do rádio e pelo ligamento triangular.
 
O côndilo cárpico é constituído pelas faces articulares superiores do escafóide, do semilunar e do piramidal, sendo estes três ossos unidos por ligamentos interósseos.
Meios de união- A estabilidade da articulação é garantida pela cápsula articular que se insere sobre o contorno dassuperfícies articulares e nos bordos do ligamento triangular.
O ligamento anterior reforça a porção anterior da cápsula, sendo formado por dois feixes: o feixe rádio-cárpico que se insere na apófice estiloideia do rádio, dividindo-se depois em dois feixes secundários, um destinado ao semilunar e ao piramidal e o outro ao grande osso; o feixe cúbito-cárpico insere-se na apófice estiloideia do cúbitodividindo-se igualmente em dois feixes, um para o semilunar e o outro para o piramidal e o grande osso.
O ligamento posterior insere-se no rádio e na face posterior do semilunar e do piramidal. O ligamento lateral interno insere-se na apófice estiloideia do cúbito, no pisiforme e piramidal, por ultimo temos o ligamento lateral externo que se insere na apófice estiloideia do rádio e no tubérculo doescafóide.
Sinovial - a sinovial reveste a superfície interior da cápsula articular, comunicando com a sinovial da articulação rádio-cubital inferior.
Mecanismo articular - os movimentos do punho são realizados através das articulações rádio-cárpica e pró-mesocárpicas.
Os movimentos de flexão são movimentos que permitem a aproximação da palma da mão à face anterior do antebraço. Os movimentos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • umero
  • Úmero
  • Articulaçao
  • articulaçao
  • Articulaçao
  • Articulação
  • Articulação
  • ARTICULAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!